Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Conferência Internacional de Agricultura e Sustentabilidade no Brasil

25/03/2024

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) está a preparar uma Conferência Internacional de Agricultura e Sustentabilidade em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, que vai realizar-se em Manaus (Brasil), em 2025.

O acordo de parceria foi assinado entre as duas instituições no dia 14 de março e pretende juntar várias instituições de ensino e pesquisa do Amazonas e contribuir para o aumento do conhecimento nesta área da agricultura e sustentabilidade.

IPC assina parceria com Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas
IPC assina parceria com Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

Uma comitiva do Politécnico de Coimbra esteve na passada semana na região de Manaus para assinar o acordo de parceria para a organização da Conferência Internacional e para desenvolver vários contactos institucionais com universidades e entidades governamentais, apresentar a instituição e a UNIgreen - The Green European University. A comitiva do IPC foi constituída pelo presidente, Jorge Conde, a vice-presidente, Ana Ferreira, a diretora do Instituto de Investigação Aplicada (i2A), Marta Henriques e a pró-presidente para as relações internacionais, Maria João Cardoso.

Para o presidente do Politécnico de Coimbra o objetivo da Conferência Internacional sobre agricultura e sustentabilidade é partilhar experiências de investigação e inovação e também aprender com métodos que têm sido implantados no Amazonas. “Também queremos trazer métodos que temos desenvolvido em Portugal e na Europa, pois o Politécnico de Coimbra integra uma aliança de oito países através da universidade europeia UNIgreen. O objetivo é aproveitar o conhecimento mútuo para potenciar o trabalho que é realizado no Amazonas”, enfatizou Jorge Conde.

A visita ocorreu a convite do deputado João Luiz, da Assembleia Legislativa do Amazonas, e proporcionou a oportunidade de estabelecer contactos e conhecer diversas instituições ligadas ao ensino superior e à investigação na área da agricultura e sustentabilidade: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM); EMBRAPA Amazónia Ocidental - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado do Amazonas (SEMA), Universidade do Estado do Amazona (UEA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com quem foi assinado um acordo de cooperação; e Faculdade LaSalle Manaus.

IPC visita exploração agrícola do Grupo Formigueiro no Amazonas

IPC visita exploração agrícola do Grupo Formigueiro no Amazonas.

Houve ainda oportunidade de visitar algumas explorações de agricultura familiar no interior da floresta amazónica, onde a empresa EMBRAPA ajuda a promover um aumento de produção aliado a práticas sustentáveis. O intuito foi conhecer os mecanismos de produção do estado, através de uma contextualização e imersão nas operações agrícolas, desde o cultivo até à colheita e ao processamento, para entender as técnicas, tecnologias e práticas agrícolas utilizadas na região. Foi realizada uma conversa com os agricultores que compõem o Grupo, para compreender os desafios e oportunidades enfrentados pelo setor agrícola daquela região.

REVISTAS

EvolyaOlival 2024FNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial