Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Evento decorre na Plataforma Zoom

Webinar sobre 'Utilização de águas residuais na Agricultura' a 15 de julho

01/07/2020
Imagen

No âmbito do Ano OE para a Eficiência Hídrica, os Conselhos Regionais Sul dos Colégios de Engenharia Agronómica, Engenharia do Ambiente e Engenharia Química e Biológica organizam, em parceria, o webinar intitulado "Utilização de águas residuais na Agricultura", que terá lugar no próximo dia 15 de julho, às 14h30, via plataforma zoom.

Esta sessão tem por objetivo analisar e debater um conjunto de questões que se levantam no âmbito desta temática.

A disponibilidade de água e a gestão criteriosa da sua utilização para a produção de alimentos será um fator chave na agricultura do século XXI, agravado pelo fenómeno das alterações climáticas em curso.

Com a previsão de que os períodos de escassez de chuvas se tornem cada vez maiores e com a ocorrência de fenómenos extremos, cada vez mais recorrentes, a par do aumento do consumo de alimentos exigido pela sociedade, aumenta a pressão sobre as regiões como Portugal para a adoção de práticas e políticas promotoras de uma maior eficiência na utilização deste recurso estratégico, em vias de se tornar escasso.

Por outro lado, o desenvolvimento dos aglomerados urbanos tem levado a uma produção crescente de efluentes sanitários, os quais, numa perspectiva de economia circular, podem/devem ser reintroduzidos no sistema produtivo, designadamente na agricultura e/ou espaços dedicados ao lazer (jardins e zonas verdes, campos de golfe, etc).

No caso dos efluentes sólidos tratados (lamas), resultantes da eficácia dos sistemas de tratamento ETAR, essa devolução da matéria orgânica higienizada aos solos está já em marcha no setor agrícola, carecendo, no entanto, de desenvolvimento, face aos volumes crescentes destes produtos em consequência da maior urbanização do território. Já no caso dos efluentes líquidos igualmente tratados (águas residuais), essa reutilização é ainda incipiente, sendo anualmente desperdiçados milhões de m3 de água sanitariamente adequada para a rega.

Num quadro da previsível escassez futura de água para rega, e sem prejuízo do reforço contínuo do armazenamento estratégico, com base na hidrologia meteorológica, indispensável à manutenção da capacidade própria de produção de alimentos, a qual será cada vez mais dependente do regadio por força das alterações climáticas, o sector agrícola posiciona-se como parceiro na busca de soluções para a reutilização destes recursos.

As inscrições estão abertas até ao dia 13 de julho.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória.

REVISTAS

Olival 2024FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial