Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

EyesOnTraps+: o projeto que ajuda os viticultores no controlo de pragas

04/07/2020

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense/Cluster da Vinha e do Vinho participa no projeto inovador para auxiliar os viticultores no controlo de pragas: o 'EyesOnTraps+'.

Imagen

Num contexto de alterações climáticas as pragas-chave da vinha (como a traça-da-uva e a cigarrinha-verde) desenvolvem um maior número de gerações anuais, o que aumenta a sua nocividade, dificultando a sua correta monitorização e posteriormente o seu controlo eficaz.

Por outro lado, verifica-se o aparecimento de novas pragas emergentes que poderão comprometer seriamente a viabilidade desta cultura. A imprevisibilidade desta ameaça e a dificuldade em monitorizar o grau de risco dificulta a definição de estratégias eficazes que reduzam o número de tratamentos fitossanitários a aplicar.

A monitorização de insetos na vinha é atualmente realizada recorrendo a armadilhas (sexuais e cromotrópicas). No entanto, a correta contagem e identificação de insetos é uma tarefa consumidora de tempo e recursos. Para além disso, a alteração do padrão de distribuição dos insetos faz com que, por vezes, o correto reconhecimento de insetos exija a contribuição de especialistas em taxonomia, tornando o processo de diagnóstico moroso, estanque e susceptível a erros.

Com o projeto ‘EyesOntraps+’ pretende-se desenvolver uma aplicação móvel que permita a contagem automática de pragas-chave (traça-da-uva, cigarrinha-verde, cigarrinha da Flavescência Dourada) em armadilhas na vinha, de forma a diminuir o erro humano e a maximizar o processo de análise e decisão.

O sistema está desenhado de forma modular e escalável, para suportar a deteção de novas pragas e de auxiliares capturados nas armadilhas, permitindo no futuro a identificação de espécies não consideradas no projeto

Projeto está a ser desenvolvido no Centro Fraunhofer AICOS. Portugal tem como principal objetivo ajudar a prevenir a propagação de pragas nas vinhas...

Projeto está a ser desenvolvido no Centro Fraunhofer AICOS. Portugal tem como principal objetivo ajudar a prevenir a propagação de pragas nas vinhas.

Implementação de modelos de apoio à decisão

Por outro lado, o registo automático de temperatura, através de um sensor acoplado, permitirá a implementação de modelos de apoio à decisão que fundamentarão a emissão de alertas/avisos ao viticultor/técnico. Estes alertas darão indicação mais precisa dos períodos ideais para a realização das estimativas do risco das pragas, suportando o correto posicionamento de tratamentos inseticidas, maximizando a sua eficácia e promovendo o seu uso sustentável.
O sistema está desenhado de forma modular e escalável, para suportar a deteção de novas pragas e de auxiliares capturados nas armadilhas, permitindo no futuro a identificação de espécies não consideradas no projeto. No final do projeto deverá obter-se uma solução móvel, comercializável para o mercado.
Imagen

A utilização destas ferramentas de monitorização automática em conjugação com a aplicação de modelos de previsão de pragas, incorporados em sistemas de apoio à decisão, pretendem apoiar os viticultores da região do Douro no processo de monitorização de pragas e na tomada de decisão, contribuindo para o uso sustentável dos pesticidas, cumprindo os objetivos da Diretiva 2009/128/CE.

O 'EyesOnTraps', um projeto SI I& DT (NORTE-01-0247-FEDER-039912), está a ser desenvolvido pela ADVID, Fraunhofer Portugal Research e GeoDouro – Consultoria e Topografia, Lda (co-promotor principal). Como stakeholders participam vários representantes do setor do vinho, entre os quais a Sogevinus Quintas SA, a Adriano Ramos Pinto – Vinhos SA e a Sogrape Vinhos, SA.

Saiba mais aqui: http://www.eyesontraps.pt/.

REVISTAS

EvolyaFNA24Olival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial