Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Agricultura

300 mil euros para apoiar PME's no setor agrotecnológico

Redação Agriterra05/10/2020

Open Call 'Develop', do projeto europeu DEMETER, está aberta até 18 de novembro. Em Portugal, a Ubiwhere irá desenvolver uma plataforma na “cloud” de acesso livre aos pequenos e médios agricultores.

Imagen

O projeto DEMETER disponibiliza 300 mil euros para apoiar a integração e interoperabilidade de soluções tecnológica inovadoras em terrenos agrícolas por toda a Europa.

A primeira open call 'Develop' pretende atrair startups e PME no desenvolvimento de produtos tecnológicos com implementação no setor agrícola.

Podem concorrer a este apoio PME e startups com sede legal em qualquer Estado-membro da UE, em qualquer país associado ao H2020, ou em qualquer país ou território ultramarino à União Europeia.

As propostas submetidas devem abordar um dos cinco temas:

  • monitorização da humidade/qualidade do solo;
  • aplicações interoperáveis para georreferenciação de fotos;
  • soluções com ISOBUS;
  • soluções de blockchain para a agricultura;
  • integração de processos de negócios.

Serão selecionadas entre oito a 12 propostas e cada uma recebe até 30mil euros.

Cada projeto terá apoio por parte de especialistas da indústria, com vista ao desenvolvimento de aplicações, e acesso a locais para arealização de projetos-piloto, bem como a toda a arquitetura de referência DEMETER.

As entidades selecionadas terão, assim, a oportunidade de reformular tecnologia criada em contexto de PME, com vista à sua implementação e interoperabilidade com a plataforma DEMETER.

As candidaturas podem ser submetidas aqui.

Mais informações disponíveis aqui.

O DEMETER (Buildingan Interoperable, Data-Driven, Innovative and Sustainable European Agri-FoodSector) visa a implementação, em larga escala, de plataformas interoperáveis baseadas em soluções IoT (Internet das Coisas), que sejam relevantes para o setor agrícola.

O projeto conta com 20 pilotos, promovidos em 18 países.

Em Portugal, o piloto de IoT aplicado a culturas arbóreas é liderado pelo INESCTEC e conta com a participação do INIAV, Ubiwhere, Cooperativa de Amarante e FENADEGAS. Neste piloto serão considerados, nos dois primeiros anos, quatro campos de testes - dois de vinhas, um olival e um de plantação de maçãs.

Em todos eles serão recolhidos dados que permitam validar sistemas de apoio à rega, fertilização e tratamentos de doenças. Em Portugal a Ubiwhere irá desenvolver uma plataforma na “cloud” de acesso livre aos pequenos e médios agricultores.

O DEMETER é financiado em cerca de 15M€, pelo programa de investigação e inovação da União Europeia H2020, ao abrigo doacordo número 857202.

Mais informações aqui.

REVISTAS

FNA24Olival 2024Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial