Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

PAC: ministra da Agricultura diz que “diferenças são ultrapassáveis”

26/01/2021

Garantia foi dada por Maria do Céu Antunes, em intervenção por videoconferência, na Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu (PE), onde apresentou aos eurodeputados as prioridades da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE).

Imagen

A governante fez questão de partilhar com os eurodeputados a sua confiança num acordo sobre na nova Política Agrícola Comum (PAC).

Abordando a questão da arquitetura verde, um dos pontos centrais da proposta da PAC 2021-2027 apresentada pela Comissão Europeia, Maria do Céu Antunes acredita que “será possível encontrar uma solução que acomode” a diferença de 10 pontos percentuais de verbas para os eco-regimes, propondo o Conselho 20% e o PE 30%.

Para a ministra, “concluir os trabalhos da PAC é uma das principais prioridades e o adiamento das negociações é um risco que não podemos correr”. E adiantou que a primavera de 2021 é a meta para fechar o acordo.

Nesta sessão, em que Maria do Céu Antunes participou à distância - está infetada com o novo Coronavírus - a ministra abordou também a Estratégia do Prado ao Prato, que considera “deve apoiar a transição para um sistema alimentar mais justo e sustentável”.

Para tal, é essencial, defendeu, “apoio adequado” aos agricultores que reduzam o uso de pesticidas.

Em cima da mesa está a intenção de aprovar a nova PAC durante a Presidência Portuguesa do Conselho da UE, sendo que o documento deverá entrar em vigor em 2023.

REVISTAS

Olival 2024EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial