Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

INE: redução de 25% na produção de azeitona

Redação Agriterra26/01/2021

As previsões agrícolas, em 31 de dezembro, do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para uma redução de 25% na produção de azeitona face à campanha anterior, ainda que a precipitação dos últimos meses tenha compensado parte da quebra na carga de frutos (resultante dos fracos vingamentos).

Imagen

A colheita da azeitona continuou a decorrer ao longo de dezembro, nem sempre com um fluxo contínuo de entrega de matéria prima nos lagares, devido à precipitação ocorrida.

Na maior parte das principais regiões produtoras, e apesar de índices de floração bastante satisfatórios, o vingamento não correspondeu às expectativas, e a carga de frutos inicial foi inferior à da campanha anterior.

A precipitação de outubro e novembro, próxima do final do ciclo produtivo dos olivais, ainda possibilitou uma recuperação em muitos olivais tradicionais de sequeiro, em particular no interior Norte, com o aumento do calibre da azeitona, mas, globalmente, estima-se uma redução de 25% da quantidade de azeitona produzida.

De salientar que, apesar do rendimento em azeite (funda) ser, na generalidade, menor que o alcançado no ano anterior, a qualidade do produto final situa-se dentro dos parâmetros normais (química e organoleticamente).

Fonte: INE
Fonte: INE.

Nos cereais de inverno, as sementeiras registaram alguns atrasos em consequência do alagamento dos solos, mas não se esperam diminuições significativas nas áreas instaladas.

No trigo mole, triticale, centeio e aveia, a área semeada deverá ser semelhante à da campanha anterior, prevendo-se que no trigo duro ocorra uma redução de 5%, indica o documento.

Preços e índices de preços agrícolas

Em dezembro de 2020, as variações mais significativas, em módulo, no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas na batata (+37,9%), frutos (+18,6%), azeite a granel (+18,2%), suínos (-24,4%), ovos (-16,8%) e hortícolas frescos (-14,7%).

Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude verificaram-se na batata (+16,1%) e plantas e flores (+6,9%). Em setembro de 2020, o índice de preços de bens e serviços de consumo corrente (INPUT I) não registou qualquer variação enquanto que o índice de preços de bens e serviços de investimento (INPUT II) aumentou 1,6%.

Relativamente ao mês anterior assistiu-se a um decréscimo de 0,2% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente, enquanto que no índice de preços de bens e serviços de investimento não houve alteração.

Aceda ao documento em detalhe, aqui.

REVISTAS

EvolyaOlival 2024FNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial