Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa
CEMA reúne políticos e representantes dos fabricantes europeus em conferência digital

Para uma agricultura mais sustentável através do investimento em tecnologia e inovação

Ángel Pérez21/04/2021

O investimento em tecnologia e inovação, refletido em equipamento e soluções mais avançadas, é o melhor caminho para uma agricultura sustentável na Europa, de acordo com os decisores políticos da UE e os representantes da indústria que abordaram o tema num evento digital, organizado pelo CEMA.

O investimento em tecnologia e inovação surge como uma solução óbvia na transição para uma agricultura mais sustentável na Europa. Ferramentas digitais, máquinas de última geração, sistemas de gestão de dados e soluções robóticas serão os motores que permitirão à agricultura europeia enfrentar o duplo desafio de produzir alimentos de qualidade suficiente, protegendo simultaneamente a natureza e salvaguardando a biodiversidade, respondendo assim à procura da sociedade.

Isto ficou claro numa conferência digital organizada pela Associação Europeia de Fabricantes de Máquinas Agrícolas (CEMA), que sob o título 'Semeando o futuro da agricultura sustentável: máquinas agrícolas avançadas e soluções para cumprir o Pacto Verde Europeu', reuniu líderes políticos da União Europeia (UE) e representantes da indústria.

Contou com 30 oradores de alto nível, cinco sessões interativas ao vivo e uma exposição online com as últimas tendências no mundo da maquinaria agrícola e projetos de investigação selecionados da UE. Uma proposta tão abrangente conseguiu reunir mais de 500 participantes.

Imagen

Os oradores concordaram que enfrentar o desafio da inovação e avançar para uma transformação digital do setor agroalimentar requer maiores esforços a nível da UE. Uma PAC forte, objectivos sustentáveis realizáveis e uma implantação significativa da tecnologia foram identificados como condições prévias para apoiar esta transição.

"Com objetivos ambiciosos de Green Deal num horizonte não tão distante, o apoio aos agricultores na adoção de tecnologias agrícolas digitais e de precisão destaca-se como uma prioridade chave para o setor agrícola em geral e para a sociedade no seu conjunto. As políticas da UE devem ter em conta as realidades atuais do setor agroalimentar a fim de conceber medidas apropriadas e iniciativas de apoio à medida para promover práticas mais sustentáveis", disse Thierry Krier, Presidente do CEMA.

A futura Política Agrícola Comum (PAC) esteve também no centro do debate, tal como está na fase de negociações finais.

Segundo Krier, é importante assegurar uma visão alinhada entre os 27 Planos Estratégicos Nacionais e a necessidade de assegurar que os esquemas verdes considerem as tecnologias agrícolas como um motor para a entrega de práticas sustentáveis.

"Uma PAC que apoie o investimento sustentado em tecnologia e maquinaria agrícola avançada, garantirá o futuro de uma agricultura mais inteligente, mais ecológica e mais competitiva na Europa", concluiu o presidente do CEMA.

REVISTAS

Olival 2024FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial