Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Alqueva: GNR e EDIA realizam ações de fiscalização conjunta

Redação Agriterra22/04/2021

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) e a GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), no âmbito do protocolo de colaboração institucional e de prestação de apoio mútuo entre as duas entidades, cooperam no quadro das respetivas competências, através da colaboração na formação e da realização coordenada de ações de vigilância e fiscalização.

Imagen

Esta colaboração tem como objetivo contribuir para a salvaguarda dos recursos naturais e patrimoniais, bem como para a sustentabilidade territorial da área do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA).

Estas ações têm em vista a identificação de captações de água ilegais e/ou utilizações indevidas ao nível das captações de água para rega, bem como na ocupação de áreas conflituantes com os Planos Diretores Municipais.

Têm sido igualmente alvos de especial atenção a ocupação indevida das margens das albufeiras, a afetação da rede hidrográfica, de zonas ambientais sensíveis e de valores naturais.

Por outro lado, as atividades piscatórias, em particular as que poderão contribuir para a introdução de espécies exóticas invasoras, a instalação de áreas de regadio fora da área do EFMA e que não foram autorizadas pela EDIA e a ocupação ilegal de zonas de proteção e áreas expropriadas pela EDIA, são também objeto de fiscalização. O cumprimento de boas práticas agroambientais, a afetação de património cultural e arqueológico, do montado e a vigilância das infraestruturas completam o leque de ações realizadas e a realizar no âmbito desta colaboração.

Ao longo deste ano serão efetuadas ações de fiscalização conjunta ao abrigo deste plano de atividades estabelecido entre as duas entidades e suportadas numa aplicação que a EDIA está a implementar a qual permite a troca de informação célere e em tempo real entre ambas.

REVISTAS

FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial