Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Sustentabilidade dos olivais de alta densidade em debate no IX Simpósio Nacional de Olivicultura

14/10/2021

O IX Simpósio Nacional de Olivicultura decorre de 25 a 27 de outubro, no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em Oeiras.

Imagen

O programa do evento integra 70 trabalhos técnico-científicos e uma mesa-redonda com conhecidos empresários do setor sobre o tema 'Olivais de alta densidade/sustentabilidade, serão conceitos compatíveis?'.

A mesa-redonda, a realizar na manhã do dia 26 de outubro, às 9h30, é moderada por Francisco Pavão, presidente da APPITAD e conhecido especialista em azeite, e conta os seguintes oradores:

  • Álvaro Labella, Olivogestão
  • José Maria Falcão, Herdade Torre das Figueiras
  • João Sanches, Trilho Saloio
  • Luís Rosado, Olinorte
  • Pepe Ocaña, Herdade da Rabadoa
  • Pedro Lopes, De Prado
  • Pedro Foles, Agromillora
  • Raúl Aguayo Corraliza, Todolivo

A manhã do dia 26 de outubro é aberta ao público, de forma gratuita, mas com inscrição obrigatória, pode fazê-la aqui.

O IX Simpósio Nacional de Olivicultura é subordinado ao tema 'Tecnologia e Circularidade na Olivicultura' e do programa constam as seguintes sessões temáticas: Proteção da Oliveira, Sistemas e Técnicas Culturais, Tecnologia, Qualidade, Economia e Inovação. As conferências plenárias abordam temas centrais na olivicultura moderna:

  • Projeto NOVATERRA: soluções sustentáveis para a redução do uso de pesticidas no olival (entre as soluções estudadas contam-se a captura em massa com armadilhas e o uso de nemátodos entomopatogénicos para controlo de pragas, o uso de nanopartículas de cobre para controlo de fungos e a manipulação do habitat olival).
  • A aplicação da deteção remota na monitorização de olivais tradicionais de montanha (neste trabalho foram utilizados drones para recolha de imagens multiespectrais num olival tradicional de montanha, que possibilitaram a identificação de zonas menos vigorosas, informação que serviu de apoio à decisão na gestão de precisão do olival).
  • Olival circular: Biotecnologia aplicada à sustentabilidade (o projeto 'Olival Circular', da empresa Entogreen, consiste em dar um destino adequado ao bagaço de azeitona como alimento para insetos que o convertem em fertilizante orgânico para solos agrícolas. Uma forma de resolver um problema ambiental, transformando um resíduo em recurso).

  • A importância dos recursos genéticos na valorização da olivicultura (este trabalho dá a conhecer a diversidade genética das cultivares de oliveira incluída na Coleção Portuguesa de Referência da Oliveira (CPRCO), instalada na Herdade do Reguengo em Elvas, com vista à sua valorização).

No dia 26 de outubro às 11h30, os patrocinadores do Simpósio apresentam tecnologias e soluções inovadoras para a sustentabilidade do olival no Espaço Empresas. Patrocinam o evento:

Platina: ADP Fertilizantes, Ascenza, Fitolivos e Spintor Isco

Ouro: Agromillora, Adubos Deiba, Fertinagro, Hubel Verde, Magos Irrigation Systems, Syngenta, Timac Agro e UPL

Prata: Lusosem.

No dia 27 de outubro decorre a visita técnica do simpósio aos olivais e lagar da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora.

O Simpósio é organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e conta com a parceria do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN).

Saiba mais aqui.

REVISTAS

EvolyaOlival 2024FNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial