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Informação profissional para a agricultura portuguesa
Política Agrícola Comum tem mascote para chegar aos mais novos

CAP cria campanha para crianças sobre agricultura e alimentação

16/10/2021

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) inicia hoje, no Dia Mundial da Alimentação, uma campanha nacional de informação que tem como finalidade principal sensibilizar a população portuguesa - principalmente, os mais novos - para a importância das contribuições da PAC na sociedade, nomeadamente no que diz respeito à qualidade e segurança alimentar e à preservação do ambiente.

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Em 2018, no estudo promovido pela Comissão Europeia - 'Os europeus, a agricultura e a PAC' -, ficou claro que os cidadãos europeus desconhecem o que é a Política Agrícola Comum (PAC), ou como é que esta é aplicada, quais os objetivos e quais as suas verdadeiras vantagens para a sociedade.

É nesse sentido que a Confederação dos Agricultores de Portugal, com o financiamento da Comissão Europeia, criou uma campanha nacional que dá a conhecer os objetivos da nova Política Agrícola Comum (PAC) europeia e as suas vantagens para a sociedade e para o planeta, de uma forma simples e didática.

A PAC foi implementada em 1962 com o objetivo de garantir o abastecimento de alimentos para todos os europeus. Com a evolução dos acontecimentos, tem vindo a ser ajustada e a última reforma foi acordada este ano, com medidas que traduzem a crescente preocupação da Comissão Europeia pelo combate às alterações climáticas e pela vertente social.

Contrariamente à perceção dos cidadãos europeus, a PAC é uma política comunitária que nos impacta todos os dias, ainda que a sua atuação passe despercebida. A campanha 'PAC4ALL' – que em português significa 'Política Agrícola Comum (PAC) para todos' - é maioritariamente direcionada para crianças dos 6 aos 12 anos de idade.

A mascote 'PAC' será a personagem principal desta ação, a porta-voz de todo o conteúdo didático e informativo pensado especialmente para os mais novos.

A campanha conta com um website infantil, alguns jogos didáticos digitais e com redes sociais, sempre com o foco nas crianças. Adicionalmente, a CAP irá disponibilizar Financiado pelo Programa IMCAP da União Europeia. O conteúdo deste comunicado de imprensa reflete unicamente o ponto de vista do autor e é da sua exclusiva responsabilidade.

A Comissão Europeia não assume qualquer responsabilidade pela utilização que possa ser feita das informações nele contidas. uma caderneta de cromos e uma série de 13 vídeos onde será explicada a origem dos alimentos agrícolas e o percurso que efetuam até chegarem aos pontos de venda.

Esta ação inclui também a organização de visitas, por parte da CAP, de algumas escolas a explorações agrícolas, de forma a aproximar as crianças das melhores práticas agrícolas, dando-lhes a possibilidade de conhecer, in loco, como são produzidos os alimentos que diariamente lhes chegam ao prato.

No entanto, a campanha não é exclusivamente dedicada aos mais novos. Os professores também merecem especial atenção da CAP nesta iniciativa, considerando que desempenham um papel fundamental na educação destas novas gerações. Para apoiar os professores nesta missão, a CAP distribuirá pelas escolas nacionais um conjunto de materiais com conteúdo didático e educativo sobre a nova PAC que os professores poderão utilizar nas suas aulas.

Esta iniciativa enquadra-se no objetivo europeu e da CAP de promover uma sociedade mais informada, mais esclarecida e mais sensível às causas que nos impactam a todos, nomeadamente a agricultura, determinante para a alimentação humana. Porque a PAC é, de facto, para todos.

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