Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa
265 anos de Região Demarcada do Douro

'Douro + Sustentável' destaca projetos de sucesso

30/11/2021
Evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.
Imagen

Realizou-se no dia 28 de novembro, no Hotel Six Senses Douro Valley, em Lamego, o encerramento das comemorações dos 265 anos da Região Demarcada do Douro (RDD), através de um almoço vínico onde foram atribuídas as distinções 'Douro + Sustentável', que visam destacar projetos de sucesso nas áreas do enoturismo, da vitivinicultura e da enologia.

A entrega destas distinções, pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), surge pela importância acrescida que estes projetos de inovação assumem no enriquecimento e promoção do património vinícola do Douro Vinhateiro.

O Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, teve oportunidade de referir que “perante projetos que se destacaram na preservação e promoção da vitalidade e sustentabilidade do território duriense, congratulo todo o setor por se ter adaptado e reinventado para, mesmo nestes tempos desafiantes, continuar a crescer, a chegar aos consumidores e a preservar este património que tanto nos orgulha. E é com o objetivo de apoiar o setor que serão lançadas, até ao final do mês, novas medidas de apoio: a medida VITIS - Campanha 2022-2023, com uma dotação de 50 milhões de euros, e a medida Destilação - Campanha 2021-2022, com uma dotação de 3 milhões de euros. Já até ao final do ano, abrirá a medida de Apoio à Promoção de Vinhos em Mercados Terceiros, com uma dotação de 6 milhões de euros".

A enóloga Joana Pinhão, uma das faces da nova geração de enólogos que alia a ciência ao conhecimento das tradições durienses em vias de esquecimento, foi a distinguida na categoria 'Enologia'.
A distinção 'Douro + Sustentável' Viticultura foi partilhada entre a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) e a Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira (PORVID) pelos projetos científicos pioneiros de identificação e conservação das castas.

No campo do Enoturismo, a Quinta da Casa Amarela foi premiada pelo seu caso de sucesso de divulgação do território através da oferta turística, mantendo a raiz acolhedora de uma casa duriense, partilhando a sua história e promovendo o património.

A categoria de Revelação distinguiu a Paulo Coutinho Wines, pela construção de uma nova marca inovadora, destacando-se como proposta valorizadora da RDD e dos seus produtos.

A grande novidade deste ano foi o concerto online de Miguel Araújo, nas redes sociais do IVDP. O artista criou uma prova especial da sua música, com um concerto intimista para assinalar o dia. Para o presidente do IVDP, Gilberto Igrejas, “este concerto é um tributo a uma região única no mundo, que produz um vinho único no mundo, e que nos aproxima de um património mundial de valor incalculável”.

A programação do aniversário da RDD iniciou-se a 10 de setembro, com o Port Wine Day e contou ainda com a internacionalização das comemorações com a realização de provas comentadas de Vinho do Porto online, com a participação de mais de 220 especialistas de diferentes pontos do globo.

REVISTAS

EvolyaFNA24Olival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial