Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Conflito na Ucrânia impacta nas previsões para 2022, diz a Federunacoma

Tratores: mercado mundial com números recorde

Redação Agriterra16/03/2022
Imagen
O mercado global de maquinaria agrícola continua a sua fase positiva. As vendas de tratores - que em 2020, no auge da crise pandémica, já tinham registado um aumento global de 7,7% para 2.200.000 unidades - registaram novos aumentos em 2021 em todos os principais países, conforme destacado na conferência de imprensa da FederUnacoma realizada em Verona, no início de março, durante a Fieragricola.

Depois de registar um forte crescimento em 2020, o mercado de tratores registou novos aumentos em todos os principais países em 2021. Existem 318.000 novos registos nos EUA, 180.000 na Europa e mais de 900.000 na Índia.

Os Estados Unidos encerraram o ano - segundo dados publicados pela associação nacional de fabricantes AEM - com um total de 318 mil tratores registados, mais de 10% contra 288 mil no ano anterior, enquanto que o mercado indiano consolidou a sua supremacia em termos de unidades vendidas em mais de 900 mil, um aumento de 13%.
O mercado chinês deveria ter atingido níveis elevados, para os quais os números finais de 2021 ainda não estão disponíveis, mas que já registaram um aumento recorde em 2020 (+47% contra 470 mil unidades vendidas). O mercado europeu regista um aumento médio de 16,6%, de acordo com os dados divulgados pelo Comité Europeu de Fabricantes - CEMA, com quase 180 mil unidades registadas contra 154 mil no ano anterior.
A França e a Alemanha continuaram a ser os maiores mercados na Europa, com 36 mil e 35 mil unidades respetivamente, com aumentos de 9,2% e 8,8%. A Espanha representou 11.700 unidades (+9,3%), o Reino Unido 14.000 (+18%), enquanto a Polónia registou um aumento de quase 43%, com 20.200 máquinas registadas, impulsionadas pelo financiamento dos planos de desenvolvimento agrícola em funcionamento no país.

Entre os mercados emergentes, a Turquia, em recuperação após a crise económica dos últimos anos, registou 64 mil unidades, mais 33% em comparação com o ano anterior. A Itália fechou o ano com um aumento muito acima da média europeia de 36,6%, com 24.400 unidades.

Uma das razões para este desempenho, sublinhou Alessandro Malavolti, presidente da Federunacoma, foi "o saldo positivo do ano agrícola para os cereais e o pacote de incentivos ativado em muitos países de apoio ao setor primário e à recuperação no pós-pandemia”.

Apesar dos bons indicadores do mercado, a Fedeunacoma salienta ainda que a instabilidade da guerra na Ucrânia irá, sem dúvida, ter impacto nas perspetivas de crescimento no segmento da maquinaria agrícola em 2022.

REVISTAS

Olival 2024EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial