Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa
“Um modelo único no mercado”

Manitou Group apresenta o seu novo manipulador telescópico ultracompacto ULM/GCT

Redação Induglobal04/04/2022

O Grupo Manitou, líder mundial em movimentação, plataformas elevatórias e máquinas de terraplenagem, apresenta o seu novo modelo de manipulador telescópico ultracompacto. Este lançamento confirma o objetivo do grupo de oferecer aos seus utilizadores soluções cada vez mais rentáveis e fáceis de usar.

Para atender às necessidades dos utilizadores que desejam uma máquina versátil, simples de usar e fácil de transportar entre dois estaleiros de obras ou terrenos, o Grupo Manitou projetou um modelo muito leve com um peso de transporte inferior a 3 toneladas, permitindo que seja carregado num reboque com PMA de 3.500 kg. Este modelo foi inteiramente projetado pelo escritório de design da fábrica de Laillé (Ille-et-Vilaine), especializada na produção de manipuladores telescópicos compactos.

Novo manipulador telescópico ultracompacto ULM 415 H
Novo manipulador telescópico ultracompacto ULM 415 H.

As suas dimensões estão entre as mais compactas do mercado, com apenas 1,49 m de largura e 1,92 m de altura. Este modelo ultracompacto está disponível em duas versões com uma capacidade de elevação de 1,25 te 1,5 t respectivamente para uma altura de elevação de 4,30 m. Está disponível em duas versões para distribuidores Manitou: ULM 412 H e ULM 415 H (ULM, da Ultra Light Manitou), e também para distribuidores Gehl com os modelos GCT 3-14 e GCT 3-14+ (GCT, Gehl Compact Telehandler). Este manipulador telescópico complementa a gama de produtos concebida pelo grupo com base em três critérios: rentabilidade, segurança e conforto.

Rentabilidade

Destinado a diversos setores, como construção, agricultura e paisagismo, este manipulador telescópico ultracompacto permite que os utilizadores trabalhem com eficiência graças ao seu rápido processo de familiarização e tamanho reduzido. Também permite que construtores, paisagistas e outros profissionais viajem facilmente para os locais dos seus clientes com um único trailer. Isto significa que os tempos de transporte da máquina são consideravelmente reduzidos e, portanto, a produtividade do utilizador aumenta.

O novo manipulador ultracompacto oferece um peso de transporte inferior a 3 toneladas, permitindo que seja carregado num reboque com peso bruto de 3...

O novo manipulador ultracompacto oferece um peso de transporte inferior a 3 toneladas, permitindo que seja carregado num reboque com peso bruto de 3.500 kg.

Uma gama de acessórios especialmente concebidos para este modelo permite-lhe ser utilizado para mais aplicações, dando aos utilizadores ainda mais opções, como garfos, pinças, cortador de ramos, manipulador 'BigBag', limpa-neves, etc. Comprovando a sua utilidade em terrenos difíceis, este manipulador telescópico de tração nas quatro rodas possui um eixo traseiro oscilante, uma ampla gama de pneus e uma distância ao solo muito alta, de 29 cm.

Uma série de recursos inovadores ajudam a reduzir o seu custo total de propriedade. A opção Stop & Start garante uma redução de cerca de 10€ por hora de inatividade no TCO do manipulador (em redução da depreciação da máquina, consumo de combustível e manutenção preventiva). A capacidade do tanque hidráulico também é reduzida em cerca de 25% graças à presença de um filtro anti-aeração. A guarnição hidráulica é substituída pela guarnição eletrónica, reduzindo os requisitos de óleo hidráulico e o peso da máquina. A eliminação do cilindro de deslocamento também reduz a largura, facilitando a movimentação em espaços apertados, especialmente ao entrar em instalações agrícolas, carregar fardos de palha ou manobrar em trabalhos de renovação manuseando paletes de blocos de cimento ou tijolos, por exemplo.

O novo manipulador ultracompacto também está disponível para a rede Gehl. Na imagem, o modelo GCT 3-14
O novo manipulador ultracompacto também está disponível para a rede Gehl. Na imagem, o modelo GCT 3-14.

A manutenção também é otimizada com fácil acesso aos principais componentes do motor, graças à ampla abertura do compartimento do motor. Uma escotilha na zona frontal do motor permite a remoção de poeira ou poeira próxima dos radiadores, e o acesso aos tanques de combustível e óleo hidráulico é facilitado pela sua posição ao nível dos olhos. As versões Gehl e Manitou estão conectadas como padrão e o utilizador pode gerir totalmente a manutenção através do seu smartphone, graças aos aplicativos MyManitou e MyGehl.

A gama de serviços oferecidos é particularmente ampla, permitindo que cada cliente se concentre no seu negócio, com inúmeras extensões de garantia até seis anos ou cerca de 6.000 horas, soluções de financiamento ou manutenção. Também são oferecidos contratos para fornecer a melhor assistência e suporte para cada cliente de acordo com as suas necessidades. Para evitar paralisações, o grupo mantém um stock de peças de reposição, que podem ser entregues em qualquer lugar do mundo dentro de 24 a 72 horas. Uma rede de 1.050 revendedores em 140 países está disponível para ajudar todos os utilizadores diariamente.

Conforto e segurança

O novo manipulador telescópico ULM/GCT foi projetado para tornar as operações ainda mais seguras e agradáveis. O acesso à cabine é fácil e sem etapas adicionais. Dentro da cabine, o operador tem uma visão desobstruída de 360° para trabalhar com segurança. Camille Rouvrais, gestor de produto do Grupo Manitou, diz: "Trabalhamos com o nosso escritório de design para encontrar uma solução inovadora que oferece ainda mais segurança e conforto. Por exemplo, substituímos a grade do teto por uma janela de policarbonato transparente resistente a impactos, que atende aos requisitos do padrão FOPS.”

As dimensões do novo manipulador telescópico estão entre as mais compactas do mercado, com apenas 1,49m de largura e 1,92m de altura...
As dimensões do novo manipulador telescópico estão entre as mais compactas do mercado, com apenas 1,49m de largura e 1,92m de altura.

Aprimoramentos de visibilidade também se aplicam à visão lateral do operador. De fato, a visão lateral é muito clara devido à posição das mangueiras hidráulicas dentro da lança e a tampa do motor posicionada baixa à direita do operador.

O utilizador também pode fazer uso da assistência ao motorista, com um ecrã no painel que mostra todas as informações necessárias para condução, em forma de janelas pop-up. O joystick é posicionado como padrão num apoio de braço flutuante para maior flexibilidade de uso, e duas aberturas estão localizadas no pára-brisas para desembaciamento ideal.

Para maior conforto de condução, a Manitou também introduziu um freio de estacionamento automático e oferece três modos de direção: direção de duas rodas para movimentação em altas velocidades; direção nas quatro rodas para manobras em espaços apertados; e modo caranguejo para manobras laterais.

Características técnicas

O telescópio ULM/GCT distingue-se pela sua baixa altura mas, paradoxalmente, tem uma distância ao solo muito elevada de 29 cm, o que lhe permite deslocar-se em terrenos difíceis sem problemas. Equipado com um motor de 35 CV, este ultracompacto tem um caudal hidráulico máximo de 48 L/min. É equipado com um distribuidor de fluxo compartilhado, que permite realizar vários movimentos hidráulicos ao mesmo tempo. Com um peso transportável entre 2.550 kg e 2.900 kg, dependendo da configuração, o ULM/GCT pode ser transportado num trailer.

A compacidade e leveza do novo manipulador ultracompacto permitem que este se mova de uma instalação para outra de forma rápida e fácil...

A compacidade e leveza do novo manipulador ultracompacto permitem que este se mova de uma instalação para outra de forma rápida e fácil, com um único reboque.

As primeiras entregas ocorrerão a partir do terceiro trimestre de 2022 na Europa, América do Norte e Austrália. A Manitou fará uma oferta especial para as primeiras 180 máquinas produzidas com a opção Stop & Start, assento de ar, quatro anos de garantia e um acessório fornecido além do porta-garfos. Esta oferta será válida até 31 de maio de 2022.

Ótimo suporte ao projeto

O Grupo Manitou contou para este projeto com o apoio da Administração Regional da Bretanha e em particular do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), que ajudou a investir na investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação, através da 'Inovação para a Indústria do Futuro' destinada nas PME e mid-caps na Bretanha.

Laurence Fortin, vice-presidente de Economia e Habitação do Conselho Regional da Bretanha, afirma: "Estamos empenhados em apoiar a nossa indústria e permitir-lhe inovar no interesse dos nossos territórios e emprego. Por esta razão, o projeto de desenvolvimento de uma nova equipa em Laillé foi seleccionada no concurso lançado no verão de 2020 para apoiar o processo de recuperação, deslocalização industrial e resiliência da economia bretã. Esta fábrica do Grupo Manitou é uma excelente ilustração do inovador e arrojado conhecimento industrial regional.

Nos novos manipuladores telescópicos, a grade do teto foi substituída por uma janela de policarbonato transparente resistente a impactos...
Nos novos manipuladores telescópicos, a grade do teto foi substituída por uma janela de policarbonato transparente resistente a impactos, que atende perfeitamente aos requisitos do padrão FOPS.

Por sua vez, Luc Midy, diretor da fábrica de Laillé do Grupo Manitou, explica: “Sempre defendemos as nossas raízes territoriais. O grupo tem as suas cinco plantas de produção francesas localizadas na região de Grand Ouest. É muito importante para nós envolver todos os nossos stakeholders em cada projeto. O apoio da região da Bretanha e do FEDER ilustra bem este compromisso. Esses players locais contribuíram muito para o sucesso deste lançamento comercial.”

Uma distância ao solo de 29 cm permite que o manipulador telescópico ultracompacto se mova em terrenos difíceis sem nenhum problema...
Uma distância ao solo de 29 cm permite que o manipulador telescópico ultracompacto se mova em terrenos difíceis sem nenhum problema.

REVISTAS

FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial