Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Açores promove formações no âmbito do Programa Regional para a Fruticultura

10/05/2022
Governo Regional quer recuperar pomares tradicionais e criar novos.
Imagen

O Governo Regional dos Açores, na figura da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural promoveu, em Ponta Delgada, formações no âmbito do Programa Regional para a Fruticultura. O objetivo foi o de incentivar a produção da fruta, desde logo, por uma maior atenção estratégica à recuperação dos “pomares tradicionais” e pela existência de novos pomares.

Sobre a ação António Ventura, secretário regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, afirmou que “queremos ser uma região produtora de fruta, por isso vamos rever o Plano Estratégico para a Fruticultura” e solicitar uma “nova participação das organizações de produtores, da Universidade dos Açores e de especialistas da área”. No entanto o governante recolheu que o setor tem algumas fragilidades, nomeadamente a dependência da região dos mercados externos.

“O envelhecimento dos produtores, a falta de mão-de-obra especializada e de técnicos, a ausência de campos de experimentação, os elevados custos dos transportes” para a comercialização e a “inexistência de formação específica” são desafios igualmente a superar, apontou.

O curso teve lugar nas instalações do Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel e focou as principais práticas culturais, a identificação das pragas e infestantes mais frequentes, assim como as doenças mais importantes que afetam esta cultura.

REVISTAS

Olival 2024EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial