Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estilo de condução afeta os pneus: a BKT explica porquê

16/05/2022
Ponto de contacto e primeiro apoio do equipamento. Os pneus são fundamentais para qualquer veículo. Cuidar deles com um estilo de condução atento e consciencioso melhora tanto o desempenho como a segurança.
foto
É importante que os pneus estejam sempre em boas condições.
Manter os pneus eficazes é essencial, não só do ponto de vista da segurança rodoviária, mas também para assegurar o melhor desempenho ao longo de todo o ciclo de vida do produto.

Uma vez que os pneus são o ponto de contacto direto entre a estrada e o veículo, requerem algumas precauções a fim de preservar as suas características inerentes, ou seja, aquelas que os fabricantes de pneus desenvolveram para este ou aquele tipo particular de aplicação.

Podemos afirmar que existem alguns fatores abrangentes com impacto na resposta eficaz de um pneu, uma parte da operação específica realizada. Existem múltiplos elementos, sendo que os mais comuns são: carga e distribuição da carga, o baricentro do veículo, as condições da superfície da estrada durante o transporte, a rugosidade do terreno e a presença de objetos que possam levar ao desgaste prematuro dos pneus, isto sem esquecer as condições climáticas de funcionamento.

Mas há mais. Existem fatores subjetivos que podem ser atribuídos ao comportamento de condução e aos hábitos do operador, que afetam direta ou indiretamente o desempenho e durabilidade dos pneus. Entre estes, o estilo de condução tem certamente um impacto no ciclo de vida de um pneu, um aspeto que é por vezes subestimado pelos empresários e gestores de frota. Assim sendo, é importante conhecer algumas precauções a tomar ao conduzir um veículo. Estas destinam-se, em primeiro lugar, a garantir a segurança, mas sem esquecer que a otimização do desempenho dos pneus conduz a custos operacionais menores para a empresa.

Por isso, é importante que os pneus estejam sempre em boas condições. A equipa técnica da BKT descobriu uma série de boas práticas a adotar para um estilo de condução correto e consciencioso que valoriza as suas caraterísticas. Além disso, os revendedores e peritos da BKT estão sempre disponíveis para darem dicas preciosas a cada cliente com base no uso específico do pneu.

Ação preventiva: monitorizar a pressão dos pneus

Acima de tudo, antes de abordar a questão do estilo de condução, é importante lembrar que a monitorização regular dos valores de pressão dos pneus é essencial. Se a pressão é demasiado baixa, ou pelo contrário demasiado alta, não só tem um impacto negativo no consumo de combustível, como também acarreta vários riscos, tais como deformação da lona de carcaça e o aumento do risco potencial de rebentamento do pneu. Este último evento coloca a segurança do utilizador num sério risco. A BKT recomenda assim controlos programados para verificar a pressão dos pneus e para ter a certeza de conduzir sempre aos valores recomendados.
Mesmo que o veículo fique parado, os pneus estão sujeitos a desgaste devido à pressão descendente exercida pelo veículo. Neste caso, encher os pneus ligeiramente demais apenas e exclusivamente durante a paragem do equipamento pode ser uma medida eficaz para limitar o achatamento quando o veículo vai ser reutilizado.
foto
Um desempenho ótimo dos pneus começa com a escolha precisa do produto certo.

Evitar acelerações bruscas e travagens extremas

Uma abordagem à condução caraterizada por travagem extrema, por exemplo, tem um impacto negativo na durabilidade de um pneu. De facto, o deslizamento entre o piso e a superfície da estrada devido à travagem “rala” os pneus, resultando num desgaste mais rápido. Assim, pode ser muito útil utilizar a travagem do motor, ou seja, a mudança de velocidades e a desaceleração do veículo por meio da taxa de rotação do motor.

O estilo de condução torna-se ainda mais determinante para a segurança rodoviária, se um trator rebocar um reboque agrícola, especialmente na presença de peças giratórias. E existe o risco de o peso da carga fazer o condutor perder o controlo com velocidades demasiado elevadas ou travagens extremas.

Além disso, os protetores das paredes laterais que batem contra os passeios levam ao desgaste prematuro dos pneus, para além de um grande risco de furos, resultando na imobilização do veículo.

Para concluir, um desempenho ótimo dos pneus começa com a escolha precisa do produto certo. Um pneu perfeito depende do tipo de equipamento, peso, aplicação, terreno e hábitos de funcionamento. É uma escolha importante, por vezes complexa. Confie nos peritos da BKT e peça conselhos, mesmo sobre um estilo de condução que otimize o seu investimento.

Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.Agrogarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial