Filsa: controladores de nivel para sólidos y líquidos
Informação profissional para a agricultura portuguesa
4 meses após a sementeira

Ensaio de rega gota-a-gota na cultura do arroz revela poupança de 48% de água

23/09/2022

O ensaio de arroz com rega gota-a-gota que a Magos Irrigation Systems, a Rivulis e a Orivárzea têm em curso, em Pancas, no concelho de Benavente, continua a decorrer da forma prevista.

foto
As fases decisivas do ciclo da cultura - germinação, afilhamento, floração e aparecimento de panículas - decorreram normalmente e de forma similar à produção do arroz na modalidade convencional.

À entrada na fase de maturação da cultura, ao dia de 22 de setembro, a poupança de água cifra-se em 48%, quando comparado com o sistema convencional, não se visualizando diferenças significativas no desenvolvimento do arroz.

A colheita está prevista entre os dias 12 e 15 de outubro e será realizada sem qualquer diferença face ao modo convencional.

O consórcio do ensaio planeia realizar, a 15 de novembro, em sala, a apresentação dos resultados, com informação detalhada sobre a condução e evolução da cultura ao longo de todo o seu ciclo.

Este ensaio visa avaliar a viabilidade da rega gota-a-gota para tornar a cultura do arroz mais rentável e sustentável, do ponto de vista do uso da água e outros fatores de produção.

Brevemente enviaremos o programa da ação para vosso conhecimento e participação.

Vídeo realizado na fase de entrada de maturação do arroz:

Tractores Ibéricos, Lda. - KubotaAgrogarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.Centro Nacional de Competências dos Frutos SecosANPMCNH Industrial Portugal, Lda (New Holland Portugal)Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.Asfertglobal, Lda.Herculano - Alfaias Agrícolas, S.A.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial