Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Açores compra triturador de biomassa vegetal no âmbito do projeto LIFE BEETLES

24/01/2023
Segundo o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climática trata-se de um projeto que representa um investimento de 1,76 milhões de euros.
© Governo dos Açores | Fotos: SRAAC
© Governo dos Açores | Fotos: SRAAC

Foi ontem entregue na mata de eucaliptos no Algar do Carvão, na ilha Terceira, um triturador de biomassa vegetal. Durante o evento o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, afirmou que “o LIFE BEETLES é um projeto de conservação da natureza que representa um investimento de 1,76 milhões de euros, comparticipados em 55% pela União Europeia, a executar num período de cinco anos, que tem por objetivo aumentar o tamanho das populações, área de distribuição e estado de conservação de três espécies de escaravelhos endémicos: Tarphius florensis (escaravelho-cascudo-da-mata) na ilha das Flores, Pseudanchomenus aptinoides (Laurocho) na ilha do Pico e o Trechus terrabravensis (carocho-da-terra-brava) na ilha Terceira”.

Como explicou o secretário regional, “os trabalhos a realizar na ilha Terceira incidem numa área de cerca de 107 ha, com o objetivo de controlar espécies de plantas invasoras em zonas pristinas de habitat da espécie-alvo e de proceder à reconversão de matas plantadas de eucaliptos em manchas de floresta Laurissilva”, acrescentando que “no caso particular da mata de eucaliptos do Algar do Carvão, estão a ser realizados abates direcionados e controlados dos eucaliptos, por forma a evitar danos no sub-bosque endémico, bastante desenvolvido, nesta área”.

Segundo o governante, “de modo a diminuir a quantidade de biomassa gerada, pelo abate destes eucaliptos de grande porte, a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, no âmbito do projeto LIFE BEETLES, adquiriu um triturador de biomassa vegetal de lagartas autónomo, num investimento de cerca de 90 mil euros.”

Alonso Miguel acrescentou ainda que “este equipamento, para além de ter uma grande capacidade de trituração da biomassa, permite aceder a zonas de difícil acesso, sem colocar em causa a integridade das espécies endémicas, permitindo uma atuação em toda a extensão da mata de eucaliptos. Além disso, o material vegetativo triturado resultante (estilha) é muito útil para fazer cobertura de solo em zonas de plantações de flora endémica, quer pela sua elevada capacidade de retenção de água, quer por formar uma cobertura que previne a rebentação de novos exemplares de plantas invasoras”.

REVISTAS

EvolyaOlival 2024FNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial