A Tetra Pak estabeleceu uma parceria estratégica com a biotecnológica dinamarquesa Swan Neck Bio para simplificar a produção de Novos Alimentos através da tecnologia DIRINOC, uma solução inovadora que reduz riscos de contaminação, melhora a previsibilidade dos resultados e acelera a passagem da escala piloto à produção industrial.
A colaboração surge num momento em que a fermentação de biomassa e de precisão enfrenta um dos maiores obstáculos à industrialização: a fase de preparação de sementes. O DIRINOC, desenvolvido pela Swan Neck Bio, consiste num cultivo iniciador concentrado, certificado e pronto para inoculação direta, que elimina a necessidade de propagação de culturas pelos próprios produtores. Além de diminuir custos e desperdício, esta solução aumenta a consistência do processo e permite um controlo mais rigoroso da qualidade.
O DIRINOC foi integrado no ecossistema de desenvolvimento da Tetra Pak, que inclui o recentemente inaugurado Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Novos Alimentos, em Karlshamn, Suécia. Com esta integração, os fabricantes podem optar por externalizar a fase de cultivo de sementes ou testá-la em escala piloto, ajustando os processos antes de investir em linhas de produção completas.
“Velocidade, gestão de riscos e flexibilidade são fundamentais para os produtores de Novos Alimentos. A nossa colaboração com a Swan Neck Bio abre novas possibilidades de eficiência na fermentação, eliminando uma das principais barreiras à escalabilidade”, afirma Rafael Barros, diretor de Novos Alimentos na Tetra Pak.
Na mesma linha, Troels Prahl, cofundador e CEO da Swan Neck Bio, destaca que “ao combinar a experiência da Swan Neck Bio em inóculos com a engenharia industrial da Tetra Pak, os produtores ganham confiança para desenvolver, testar e fabricar em grande escala, reduzindo riscos e acelerando a chegada dos produtos ao mercado”.
Com esta aposta, Tetra Pak e Swan Neck Bio oferecem uma solução que não só responde às atuais exigências de eficiência e segurança na produção alimentar, mas também reforça a inovação sustentável e a competitividade da indústria de Novos Alimentos a nível global.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa