OPINIÃO 46 Gonçalo Moreira, gestor de projetos OLIVUM O futuro do azeite português é sustentável e certificado Num mundo onde a sustentabilidade deixou de ser uma escolha para se tornar uma exigência ética, social e económica, o setor do azeite em Portugal dá um passo nesse sentido com a conclusão do Programa de Sustentabilidade do Azeite (PSA), promovido pela OLIVUM – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal. Esta certificação representa não apenas um selo de boas práticas, mas uma ferramenta de diferenciação num mercado global cada vez mais atento ao impacto ambiental e social da alimentação. Hoje, a par do sabor ou tradição, os consumidores procuram confiança. E essa confiança constrói-se com transparência e compromisso. O PSA responde diretamente a esta exigência, oferecendo uma certificação rigorosa, baseada em 98 critérios e 26 capítulos, que irá atestar a produção sustentável de azeite em Portugal. Trata-se de um marco no setor oleícola nacional, projetado com o apoio científico da Universidade de Évora e especialistas das mais variadas áreas. Num país que já é líder mundial na produção de azeite de qualidade, esta certificação surge como a alavanca para consolidar a imagem de Portugal como referência global não apenas pela excelência do produto, mas também pelas práticas responsáveis no campo, lagar e embalamento. A oportunidade de criar uma identidade sustentável para o azeite português é clara e urgente. Trabalhos como o de Villanueva e Granado-Díaz (2022) demonstram que os consumidores estão dispostos a pagar entre 0,11€ a 0,24€/litro a mais por azeite produzido de forma sustentável, e revelam um potencial económico real, que pode traduzir-se numa valorização do produto e numa vantagem competitiva nos mercados internacionais. A sustentabilidade, neste contexto, não é um custo, mas sim um investimento com retorno garantido. Com o PSA os olivicultores e lagares têm um ‘manual técnico’ que orienta as suas práticas rumo ao reconhecimento da excelência ambiental, social, económica e cultural do setor. Esta ferramenta pretende ajudar a abrir novos mercados ao azeite português e fidelizar uma nova geração de consumidores exigentes, conscientes e informados. Num mercado saturado de promessas, a certificação sustentável é uma prova concreta de compromisso, o que faz a diferença. Portugal tem oportunidade de transformar o seu património oleícola num símbolo de responsabilidade global. A aposta na certificação sustentável não é apenas estratégica, é, acima de tudo, uma atitude coerente com os tempos que vivemos. Cabe a todos os agentes da fileira agarrar esta oportunidade e fazer do azeite português o embaixador da olivicultura responsável, através da valorização das boas práticas que já lhe são reconhecidas. O mercado exige este reconhecimento para o azeite! n A oportunidade de criar uma identidade sustentável para o azeite português é clara e urgente
RkJQdWJsaXNoZXIy Njg1MjYx