BA21 - Agriterra

MARCA Jan-Mar 25 Jan-Mar 24 %Var %M2025 %M2024 Solis 166 171 -2,92 15,99 11,28 New Holland 138 276 -50,00 13,29 18,21 Kioti 822 87 -5,75 7,90 5,74 John Deere 64 91 -29,67 6,17 6,00 Kubota 64 101 -36-63 6,17 6,66 Deutz-Fahr 59 125 -52,80 5,68 8,25 LS 33 35 -5,71 3,18 2,31 Farmtrac 28 41 -31,71 2,70 2,70 Landini 27 40 -32,50 2,60 2,64 Lamborghini 26 43 -39,53 2,50 2,84 Same 24 77 -68,83 2,31 5,08 VST 24 16 50,00 2,31 1,06 Hinomoto 23 48 -52,08 2,22 3,17 Tafe 22 17 +29,41 2,12 1,12 Case IH 21 38 -44,74 2,02 2,51 Claas 20 22 -9,09 1,93 1,45 Preet 19 11 +72,73 1,83 0,73 E-Kubota 16 24 -33,33 1,54 1,58 Fendt 16 22 -27,27 1,54 1,45 McCormick 16 19 -15,79 1,54 1,25 Startrac 16 4 +300,00 1,54 0,26 TYM 16 16 0 1,54 1,06 Hürlimann 14 38 -63,16 1,35 2,51 Iseki 13 29 -55,17 1,25 1,91 Massey Ferguson 13 38 -65,79 1,25 2,51 Antonio Carraro 12 19 -36,84 1,16 1,25 Mitsubishi 10 7 +42,86 0,96 0,46 Valtra 10 19 -47,37 0,96 1,25 Captan 5 0 - 0,48 0 Hsun 5 0 - 0,48 0 Branson 4 12 -66,67 0,39 0,79 Otras 32 30 TOTAL 1.038 1.516 -31,53 100,00 100,00 Origem: IMT - Fonte: ACAP Matrículas de trator agrícola sem DAV em Portugal MARCA Jan-Mar 25 Jan-Mar 24 %Var %M2025 %M2024 Rates 96 65 +47,69 26,30 21,10 Herculano 67 70 -4,29 18,36 22,73 Joper 48 47 +2,13 13,15 15,26 Massil 46 41 +12,20 12,60 13,31 Maquireis 23 10 +130,00 6,30 3,25 Reboal 22 20 +10,00 6,03 6,49 Outeiro 16 9 +77,78 4,38 2,92 Yunque 8 0 2,19 0 Costa 7 6 +16,67 1,92 1,95 Agriduarte 6 3 +100,00 1,64 0,97 Rocha 6 6 0 1,64 1,95 Galucho 24 23 -78,26 1,37 7,47 TOTAL 365 308 100,00 100,00 Origem: IMT - Fonte: ACAP Matrículas de reboque agrícola sem DAV em Portugal 79 MAQUINARIA AGRÍCOLA Entre janeiro e março de 2025, foram matriculados 1.038 tratores agrícolas, representando uma redução de 31,5% em comparação com o mesmo período de 2024. Este declínio foi observado em todos os segmentos: tratores compactos (-31,7%), convencionais (-36,6%) e especiais (-36,6%). A diminuição pode ser atribuída a fatores como o aumento dos custos de produção e a incerteza económica, que afetaram a capacidade de investimento dos agricultores. Por outro lado, o mercado de reboques agrícolas apresentou um desempenho positivo. Durante o mesmo período, as matrículas de reboques cresceram 24,4%, com 102 unidades registadas em março de 2025. Este aumento reflete a crescente procura por soluções de transporte eficientes, impulsionada pela necessidade de otimizar a logística agrícola. Além disso, o peso dos fabricantes nacionais neste segmento tem sido um fator determinante para o crescimento. Em resumo, enquanto o mercado de tratores enfrenta desafios significativos, o segmento de reboques agrícolas demonstra resiliência e potencial de crescimento. Estes dados sublinham a importância de estratégias adaptativas para enfrentar as mudanças no setor agrícola e garantir a sustentabilidade das operações no campo. n Enquanto o mercado de tratores enfrenta desafios significativos, o segmento de reboques agrícolas demonstra resiliência e potencial de crescimento

RkJQdWJsaXNoZXIy Njg1MjYx