BA24 - Agriterra

47 FRUTOS VERMELHOS Embora a procura por framboesas de elevada qualidade se mantenha, em 2024 verificou-se uma redução de consumo, associada sobretudo a uma menor oferta. O mercado de framboesa é muito volátil e diversificado a cada ano, pois todos os players do mercado planeiam a sua produção de maneira diferente a cada ano e as condições climáticas afetam fortemente os ciclos de produção. A exportação de framboesa também enfrenta alguns desafios: • Genética: com impacto direto na vida útil do produto, na consistência e no sabor; • Transporte e logística: condicionados pelo aumento constante do custo do petróleo e pela necessidade de manter uma cadeia de frio eficiente para preservar a qualidade; • Normas e regulamentos de qualidade: conformidade com os requisitos de diferentes países, incluindo limites de resíduos de pesticidas, requisitos de embalagens e restrições de uso de alguns produtos fitofarmacêuticos; • Agricultura sustentável: que implica práticas ambientalmente corretas, economicamente viáveis e socialmente responsáveis; • Concorrência global forte: que exige diferenciação, qualidade consistente e exploração de novos mercados. Face a este contexto, a Bfruit investe continuamente em investigação e desenvolvimento, procurando soluções inovadoras para melhorar a resiliência das culturas e a resistência a doenças e potenciar atributos como o sabor, cor e rendimento. A OP incorpora tecnologia para a produção de pequenos frutos, como a agricultura de precisão, para otimizar a rega, monitorizar a saúde do solo e analisar dados, e utiliza sensores para melhorar a gestão global as culturas. A Bfruit dispõe de um departamento de I&D e de campos de ensaio para testar novas variedades de plantas e híbridos - obtidos principalmente por cruzamentos -, identificando e selecionando as plantas de melhor desempenho e com as características mais desejáveis, como firmeza dos frutos, maior vida útil, sabor, melhor produtividade, facilidade de colheita, resistência a pragas e doenças ou melhor conteúdo nutricional, com importância em ordem decrescente. No âmbito desta parceria, a Hortifrut é responsável pelos cruzamentos no campo de ensaios de melhoramento e a Bfruit testa as diferentes seleções/ variedades no campo de ensaios de desenvolvimento. A Bfruit também investe em infraestruturas nos pomares e no armazém para garantir frescura, prolongar a vida útil e manter a qualidade. São menos de 12h do campo à expedição. Os frutos são certificados com todos os padrões de qualidade e cumprem todos os regulamentos da UE e certificações de qualidade específicas de clientes individuais. A OP implementa práticas agrícolas sustentáveis e, em colaboração com alguns clientes, testa soluções de embalagens ecológicas e sustentáveis, reduzindo o uso de plástico. A parceria entre a Bfruit e a Hortifrut é um exemplo concreto de como a colaboração estratégica, aliada à inovação tecnológica e a práticas sustentáveis, pode reforçar a competitividade no setor agrícola. Num mercado global cada vez mais exigente, esta união demonstra que é possível conjugar qualidade, diferenciação e responsabilidade ambiental para criar valor em toda a cadeia produtiva. n Figura 2 – Campos de ensaio da Bfruit.

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