69 MERCADO: PNEUS ratório de última geração: mais de 100 quilómetros de pistas cobertas e descobertas, com superfícies dedicadas a testes na neve, no gelo e em condições de piso húmido. Os resultados dos testes estão enraizados na própria tecnologia do RIDEMAX FROST, concebido pela BKT para proporcionar um elevado desempenho em condições extremas de inverno. O composto especial resistente ao frio, desenvolvido para manter a flexibilidade e a aderência mesmo a temperaturas negativas, garante aderência constante em superfícies frias e compactas. A banda de rodagem, equipada com micro-lâminas e um padrão direcional profundo, aumenta o número de pontos de contacto com o solo, melhorando a tração e diminuindo o risco de derrapagem. A arquitetura radial reforçada e a distribuição uniforme da pressão no solo contribuem para garantir conforto, estabilidade e uma longa vida útil. Todos estes elementos explicam a superioridade demonstrada pelo RIDEMAX FROST nos testes realizados pela UTAC. Os testes, repetidos dez vezes cada um num trator de alta gama, analisaram a travagem, a aceleração e a manobrabilidade. Os resultados falam por si: o RIDEMAX FROST proporcionou maior controlo, mais tração e paragens mais rápidas e seguras do que os pneus concorrentes testados. No teste de travagem sem ABS, ao desacelerar de 25 km/h para 5 km/h, o pneu BKT apresentou cerca de 4% mais eficiência de travagem do que o pneu premium de referência e até 9% mais do que a segunda marca concorrente em neve compacta. Já o desempenho no gelo mantém-se comparável ao dos melhores pneus premium, confirmando a sua capacidade de garantir estabilidade e segurança mesmo nas situações de aderência mais exigentes. No teste de aceleração no gelo, o RIDEMAX FROST confirmou a sua superioridade tanto na versão sem crampons, com um desempenho 4% superior à marca premium e 33% superior à segunda marca, como na versão com crampons, onde a vantagem aumentou ainda mais, atingindo +7% e +13%, respetivamente. O mérito deve-se a um composto, otimizado para baixas temperaturas, e a um padrão com cravos, desenhado com precisão científica pela equipa de Investigação e Desenvolvimento da BKT. Neste tipo de teste a aceleração é muito mais do que um valor meramente numérico: é um indicador direto da capacidade de tração, ou seja, da força com que o pneu transfere a potência de tração para o solo sem perder aderência. Trata-se de um parâmetro essencial para quem trabalha em superfícies com neve ou gelo, onde cada movimento do veículo requer estabilidade e aderência constantes. Considere-se, por exemplo, operações de remoção de neve ou limpeza de estradas com vassouras rotativas e equipamentos frontais: nestes contextos a tração não é apenas uma questão de desempenho, mas também de eficiência e segurança operacional. Um pneu capaz de manter uma aceleração constante diminui a patinagem, garante maior controlo e optimiza o consumo de combustível e o desgaste dos componentes mecânicos. Na prática, isto significa arranques mais suaves no gelo, menos derrapagens e tração constante mesmo em declives ou superfícies irregulares. O teste de manobrabilidade subjetivo (que mede a perceção ao volante) completou o quadro: o RIDEMAX FROST evidenciou-se pela sua estabilidade, comportamento suave em curva e sensação de segurança. Menos correções de direção, mais conforto e uma sensação de controlo constante, mesmo nos troços mais difíceis. “Os resultados obtidos nos testes da UTAC posicionam a BKT e a RIDEMAX FROST entre as referências premium do mercado", comenta Piero Torassa, diretor de Engenharia de Campo da BKT Europe. Mas o que nos deixa mais orgulhosos é que estes resultados não são apenas números: resultam em benefícios concretos para os profissionais que operam diariamente em terrenos difíceis — maior segurança, maior eficiência e uma condução estável, mesmo nas condições mais extremas”. Como se lê em comunicado, os testes efetuados pela UTAC confirmam mais uma vez a solidez da investigação da BKT e a qualidade das suas soluções. O RIDEMAX FROST "não é apenas um pneu que resiste ao inverno, é uma concentração de tecnologia e fiabilidade que traz segurança, tração e conforto mesmo quando a estrada parece desaparecer debaixo da neve", conclui a BKT. n
RkJQdWJsaXNoZXIy Njg1MjYx