A John Deere realizou uma conferência de imprensa virtual para destacar os benefícios da sua tecnologia de serviço remoto Connected Support, que reforça o seu papel de liderança no momento atual, permitindo manter a comunicação entre o concessionário e o utilizador da máquina a todo o momento para otimizar o desempenho.
O serviço foi apresentado há alguns anos, tendo mesmo sido premiado em algumas feiras internacionais, incluindo a FIMA. O John Deere Connected Support é o sistema de comunicação remota que a marca oferece aos seus clientes para otimizar o desempenho das máquinas e garantir a sua afinação adequada. Trata-se de um instrumento de importância crescente, mas que se está a tornar ainda mais importante.
Precisamente para provar o seu valor, a marca organizou uma conferência de imprensa virtual, a 7 de maio, com a participação de peritos e concessionários do Reino Unido, França e Alemanha. Explicaram como os técnicos de assistência técnica são capazes, mediante autorização prévia do cliente, de localizar as máquinas à distância, identificar possíveis falhas e corrigir possíveis erros que possam surgir, bem como ajudar os operadores a configurar ou ajustar as suas máquinas.
Esta secção inclui dois serviços:
Alertas de especialistas. Este é o serviço chave do Apoio Conectado. Prevê potenciais necessidades de reparação, bem como problemas técnicos e relacionados com o desempenho da máquina antes que estes ocorram. Todos os materiais individuais contribuem para uma base de dados coletiva, que pode detetar uma falha antes do aparecimento dos sintomas clássicos, com códigos de erro e relatórios sobre o estado de manutenção, fazendo uma classificação permanente do parque de máquinas ao nível do concessionário para planear as várias intervenções dos técnicos.
Painel de controlo (Machine Dashboard). Os dados e o estado das máquinas conectadas são exibidos no computador do revendedor. Esta é uma ferramenta central que lhe permite monitorizar todo o equipamento ligado em cada concessionário e ser proativo.
Tal como foi pormenorizado pelos representantes da marca na conferência de imprensa, o funcionamento eficaz da John Deere Connected Support exige o alinhamento de três elementos principais.
Em primeiro lugar, uma máquina equipada com telemetria que pode transmitir os dados recolhidos durante o trabalho. O cliente deve consentir na transferência dos dados e o concessionário deve poder receber alertas. Em segundo lugar, ferramentas especiais John Deere que permitem a avaliação e transmissão de dados. As unidades responsáveis por estes processos estão localizadas nas fábricas e trabalham em estreita colaboração com os departamentos de desenvolvimento, testes e fabrico. Por último, os concessionários necessitam de técnicos especialmente treinados e com a formação necessária para a análise dos dados.
Todos os dados são gerados por sensores instalados nas máquinas e a transferência é feita através do módulo JDLink, não devendo ser confundido com o recetor de satélite StarFire, cuja função está ligada à orientação para a agricultura de precisão, enquanto o primeiro é utilizado exclusivamente para a transferência de dados.
O Sistema de Monitorização de Máquinas JDLink está disponível nas séries de tratores 5R, 6M, 6R, 7R, 8R e 9R, bem como em ceifeiras-debulhadoras e pulverizadores autopropulsores. Como foi explicado à imprensa, a licença JDLink Connect, que pode ser atualizada gratuitamente de dois em dois anos, permite que a telemática seja ativada após o consentimento do cliente.
No total, mais de 50.000 máquinas John Deere já estão ligadas na Europa, e este número cresce diariamente. Em Espanha existem cerca de 3.700, com um crescimento anual de cerca de mil.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa