Atualidade do frutos secos
Amêndoa: soluções Machrent para a sua colheita
A colheita de amêndoa já começou. A Machrent tem o equipamento que precisa para o ajudar.
A colheita de amêndoa já começou. A Machrent tem o equipamento que precisa para o ajudar.
Neste artigo pode ficar a par de um exaustivo retrato sobre a avelã, em Portugal e no Mundo, e todos os dados mais relevantes sobre a cultura.
‘Desafios na produção e comercialização de frutos secos’. Foi este o mote para a mesa redonda, que teve lugar, no final da tarde de dia 15 de novembro, no âmbito do III Simpósio Nacional de Frutos Secos, que termina esta quarta-feira, na Direção Regional de Agricultura do Algarve (DRAP Algarve).
'Alfarroba e amêndoa, produção biológica'. Este foi o tema do seminário que decorreu na tarde de 14 de novembro, no auditório da Direção Regional de Agricultura do Algarve (DRAP Algarve), em Faro.
O amendoal superintensivo está a ganhar terreno devido à atrativa rentabilidade do cultivo e pelos avanços tecnológicos que o tornaram numa alternativa sólida dentro da indústria agrícola. Este sistema, que submete as árvores a altas exigências logo a partir do momento em que entram em produção (a partir do terceiro ano), requer tratamentos que auxiliem a árvore a responder a este ambiente de exigência máxima...
Já teve início o projeto 'TransFarmers - Transforming Farmers’ Communities', no âmbito do programa Erasmus+, de intercâmbio ibérico para coesão e promoção dos territórios do interior com enfâse em boas práticas na exploração do amendoal.
A cultura da nogueira, à semelhança do que se passou há alguns anos com a amêndoa, começa a despertar o interesse de alguns produtores. A Nogam, da holding Sogepoc (família Ortigão Costa), é já o maior produtor de noz da Península Ibérica, com 615 hectares de nogueiral e uma unidade fabril única na Europa. Mas também a Agromais está a apostar nesta cultura (Ver Caixa).
Evento dedicado à cultura da amêndoa decorre, em Évora, a 22, 23 e 24 de março.
Chama-se ‘TransFarmers’ e trata-se de um projeto que tem como objetivo promover o intercâmbio de agricultores e interessados em saber mais sobre boas práticas na produção de amêndoas e quais as práticas sustentáveis a serem aplicadas.
Produtora de amêndoas da Beira Baixa concluiu processo de certificação GLOBALG.A.P, reconhecido em todo o mundo.
No seguimento da notícia que a Agriterra deu ontem, Luís Mira, administrador do CNEMA, assegura: “Vamos fazer uma feira com este espírito, uma feira empresarial, com envolvimento das empresas e estritamente profissional, de três dias e durante a semana”.
Evento decorre a 21 de agosto, no Centro Cultural de Vila Flor.
Um setor dos frutos secos forte e sustentável, que cresce com boas práticas agrícolas e centrado no uso eficiente da água. Este é o sentimento de vários especialistas que, a 6 de julho, em Beja, partilharam reflexões sobre o tema num seminário dedicado à fileira que cresce a bom ritmo em Portugal, com particular destaque na região de Alqueva, no Alentejo...
Seminário decorre esta terça-feira, 6 de julho, no auditório da EDIA, em Beja. Devido às restrições da pandemia, o evento será físico e com transmissão online na página de Facebook da revista Agriterra.
Seminário decorre a 6 de julho, no auditório da EDIA, em Beja. Ana Clara, Diretora da Revista Agriterra, será a moderadora de uma mesa redonda dedicada à 'gestão da água no setor dos frutos secos'.
A LCN – Cooperativa dos Lavradores do Centro e Norte pretende aferir, junto dos consumidores, a notoriedade das atuais regiões produtoras de amêndoa. Para isso convida todos os interessados a responder a um breve inquérito sobre o consumo de amêndoa. Para responder aceda através deste link.
Monte do Pasto firma parceria com Innoliva para 1000 hectares de agricultura sustentável
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa