Atualidade da olivicultura
Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo perto de concluir referencial de sustentabilidade
Referencial é pioneiro a nível internacional.
Referencial é pioneiro a nível internacional.
Em Marrocos, os estudantes tiveram oportunidade de conhecer a atividade económica, social e ambiental do setor olivícola marroquino.
O INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária promove a 16 de dezembro, na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas (INIAV), em Elvas, a Sessão final de divulgação dos resultados do Grupo Operacional Nutriolea - Nutrição e fertilização do olival superintensivo.
O Laboratório de Química da ACOS recebeu mais um reconhecimento, desta vez por parte do COI - Conselho Oleícola Internacional, a única organização intergovernamental internacional do mundo com intervenção nos setores do azeite e das azeitonas de mesa.
Evento decorre no auditório da Escola Superior Agrária de Beja, a 13 de dezembro, a partir das 9h00.
A Olivum, até aqui conhecida como a Associação de Olivicultores e Lagares do Sul, vai passar a ser designada como a Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal.
O setor oleícola esteve reunido a 11 de outubro, no Instituto Politécnico de Beja, para discutir os desafios energéticos do agroalimentar e a economia e sustentabilidade social, no âmbito da 9ª edição das Olivum Talks.
O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA), projeto liderado pela Olivum, em parceria com a Universidade de Évora, arrancou no passado mês de março, tendo já promovido três debates que trouxeram para a mesa temas pertinentes para o setor oleícola, que nos últimos anos tem reforçado e consolidado o seu papel no panorama regional, nacional e internacional.
O projeto OlI (V)ALL-IN submetido pelo CEPAAL ao aviso 'Operação 20.2.4 - Assistência técnica RRN – Área 4: Observação da agricultura e dos territórios rurais', do PDR2020, foi recentemente aprovado.
O calor e a escassez de água colocam em risco, nas vésperas do período de irrigação, a excelência do azeite “Made in Italy”, como o azeite IGP Toscânia, Garda DOP, Brisighella DOP ou Terra di Bari DOP, e é necessário um plano nacional de inundações para salvar a olivicultura italiana das consequências dramáticas das alterações climáticas.
A Fundação Amélia de Mello, a Principia Editores, a Agro.Ges e o Instituto Superior de Agronomia estão a promover o lançamento e apresentação da obra 'Sustentabilidade dos Olivais em Portugal - Desafios e Respostas'.
O olival moderno é responsável por 80% da produção nacional de azeite, estando Portugal posicionado como o 8.º maior produtor mundial de azeite, com produtividades recorde no Alentejo que podem ter chegado – em 2021 – às 20 toneladas por hectare, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Já de acordo com a Pordata, em Portugal, as culturas agrícolas que ocupam mais superfície são (precisamente) o olival (4,1% do território), seguido dos cereais (2,3%) e da vinha (1,9%)...
A cultura do olival ocupa cerca de 380 000 ha de área cultivada no País, sendo que a região do Alentejo (NUT II) corresponde a cerca de 55% da área total nacional de olival.
Análise de Juan Vilar, analista agronómico internacional, consultor estratégico e professor na Universidade de Jaén.
EDIA é parceira do IPBeja nesta Pós-Graduação.
O IPBeja, em parceria com a ML Consultoria, Olivum e EDIA, lança a Pós-Graduação 'Gestão Sustentável do setor olivícola'.
A UPL Portugal realizou o I Fórum Técnico do Olival, a 6 de abril, em Beja, em parceria com o seu distribuidor Agrobeja, contando com a participação de olivicultores e técnicos da região.
A cultura do olival ocupa atualmente cerca de 380 000 ha de área cultivada no País, sendo que a região do Alentejo corresponde aproximadamente a 55% da área total nacional de olival.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Évora (UÉ) desafia os agricultores, associações, cooperativas e empresas a estarem atentos aos olivais.
A cultura do olival ocupa atualmente cerca de 380 000 ha de área cultivada no País, sendo que a região do Alentejo corresponde aproximadamente a 55% da área total nacional de olival.
Uma equipa da Universidade de Jaén demonstrou o efeito benéfico dos olivais na retenção do principal gás com efeito de estufa, o CO2. Neste estudo verificou-se que, no cultivo tradicional, foi retirado da atmosfera mais CO2 do que no cultivo intensivo. O trabalho mediu o impacto ambiental da produção de azeite, tanto na fase agrícola como na industrial. Também avaliou o balanço e a pegada de carbono em plantações com diferentes densidades de árvores...
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa