II Conferência Técnica do Olival
A Conferência Técnica do Olival 2025 reuniu em Évora muitas dezenas de profissionais do setor olivícola para um Encontro que contou com a participação de alguns dos maiores especialistas em sustentabilidade e tecnologias para a gestão da água nesta cultura milenar e com futuro. Acompanhe na próxima edição da Revista Agriterra a reportagem completa do evento cuja temática foi debatida, com grande interesse da assistência, por várias empresas do setor e altos representantes da CCDR Alentejo, EDIA, FENAREG, COTR, MED, Olivum e CEPAAL.
Foi sob o mote ‘O Futuro do Olival: Sustentabilidade e Tecnologia na gestão da água’ que se realizou no dia 23 de abril, no Évora Hotel, a segunda edição do evento de referência da Revista Agriterra para o setor olivícola. Com um total de 167 inscritos, a Conferência analisou as estratégias de sustentabilidade e as tecnologias emergentes na gestão da água no olival, concluindo que a água é primordial para o futuro sustentável de uma das culturas mais enraizadas do nosso País, e que coloca Portugal no top 10 dos produtores mundiais de azeite.
Os Patrocinadores (Biostasia, Grupo ILC, Methodus Seguros e Syngenta) e Colaboradores (AgroInsider, Balam e Hubel Verde) da II Conferência Técnica do Olival tiveram a oportunidade de expor as suas soluções e serviços agrícolas.
Paralelamente ao evento teve lugar a Exposição de Máquinas, com as participações da Borrego Leonor Alentejo (Kubota) e da J.C PNEUS (LANDINI Portugal).
Dinamizada no âmbito dos Encontros Profissionais B2B da Induglobal, do Grupo Interempresas, com o suporte técnico da Fakoy, a Conferência Técnica do Olival 2025 contou com a parceria estratégica da Olivum - Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal e do CEPAAL - Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo.
A segunda edição do evento foi patrocinada por: Biostasia; Grupo ILC - Instrumentos de Laboratório e Científicos; Methodus Seguros; e Syngenta; e teve a colaboração da AgroInsider; Balam; e Hubel Verde. Foram patrocinadores da Exposição de Máquinas as empresas: Borrego Leonor Alentejo (Kubota) e J.C PNEUS (LANDINI Portugal).
O sucesso da conferência traduz-se numa manhã de partilha de conhecimento e networking que gerou valor acrescentado a todos os participantes através da análise e debate de um tema essencial à sustentabilidade económica e ambiental do setor olivícola: a gestão eficiente da água e as tecnologias de ponta e soluções inovadoras que o setor deve adotar para garantir a sua produtividade de forma estratégica e em harmonia com o Programa ‘Água que Une’.
Acompanhe a Revista Agriterra e consulte em breve os vídeos das várias sessões da II Conferência Técnica do Olival e a reportagem completa do evento.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa