Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

‘TransFarmers’: o projeto que promove as boas práticas no amendoal

05/01/2022
Chama-se ‘TransFarmers’ e trata-se de um projeto que tem como objetivo promover o intercâmbio de agricultores e interessados em saber mais sobre boas práticas na produção de amêndoas e quais as práticas sustentáveis a serem aplicadas.
Imagen

Objetivo? A restauração da paisagem de regiões mais prósperas, com uma economia mais forte, biodiversidade e recursos naturais.

O ponto de partida é promover competências e liderança na comunidade agrícola para construir uma rede, discutir desafios, e acordar em soluções comuns através de exercícios de resolução de problemas.

“O TransFarmers concentrar-se-á em explorações agrícolas intensivas de amêndoa, devido às elevadas implicações na paisagem, potencial económico e aplicação extensiva de intervenções bem-sucedidas para preservar o património local”, lê-se na página do projeto, adiantando que o projeto concentra-se na criação de percursos de requalificação para a educação de adultos e na promoção de uma experiência Erasmus+ entre todos os cidadãos e gerações.

Atividades

De entre as várias atividades previstas no âmbito do TransFarmers, destacam-se:?

1. O desenvolvimento de dois casos de estudo baseados em obstáculos enfrentados pelos agricultores e comunidades rurais devido ao cultivo intensivo de amendoeiras, e identificação das melhores práticas de sucesso;

2. A organização de dois workshops, para criar uma rede e promover sinergias entre todos os interessados (agricultores, empresas, unidades de investigação, municípios);

3. Criar um portfólio de boas práticas;

4. Organizar um evento final (O Dia do Orgulho Rural) para o envolvimento da comunidade.

Os participantes apresentarão resultados, estratégias de resolução de problemas e abordagens integradas enquanto celebram a sua cultura (gastronomia, tradições, canções folclóricas).

A iniciativa está a cargo do Food4Sustainability, laboratório colaborativo na área da sustentabilidade agrícola, e da AlVelAl - associação espanhola de paisagem regenerativa.

Objetivos

Os principais objetivos deste programa passam por:?

1. Desenvolver estudos de caso (Idanha & Almeria) para identificar desafios e soluções enfrentados pelos produtores de amêndoas.

2. Identificar sinergias e criar redes entre as partes interessadas, com seminários.

3. Desenvolver e disseminar um portfólio de boas práticas.

4. Organizar um evento final para envolver a comunidade na sua cultura e partilhar resultados e estratégias.?

REVISTAS

FNA24EvolyaOlival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial