Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Projeto RIAAC AGRI: brochuras técnicas disponíveis

03/06/2020
As alterações climáticas constituem uma realidade e uma prioridade nacional, face aos seus impactos presentes e futuros sobre os ecossistemas, a economia e a sociedade.
Imagen

Os estudos efetuados indicam que Portugal e a região mediterrânica se encontram entre as zonas europeias com maior vulnerabilidade aos impactes destas alterações.

Ciente desta realidade a ANPROMIS - Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo, o COTR - Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, a FNOP - Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas, a UNAC - União da Floresta Mediterrânica e o ISA - Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, implementaram o projeto RIAAC-AGRI - 'Rede de Impacto e adaptação às alterações climáticas nos setor agrícola, agroalimentar e florestal'.

No âmbito desta iniciativa foram elaboradas 4 brochuras técnicas que pretendem, de forma simplificada, resumir os impactos dos atuais cenários das alterações climáticas nos setores da Floresta, do Milho, do Tomate para indústria e do Regadio, identificando algumas recomendações que minimizem os seus efeitos nas explorações agrícolas e florestais nacionais.

Face ao interesse destas publicações, as mesmas estão já disponibilizadas em formato digital, no site da Rede Rural Nacional, e serão brevemente apresentadas em suporte de papel, num evento que terá lugar logo que possível.

Acresce recordar que no âmbito desta candidatura, foram também elaborados dois manuais nos quais constam os projectos de investigação implementados no nosso país, no âmbito das alterações climáticas para os sectores da floresta, do milho, do tomate para a indústria e do regadio.

O projeto

O projeto RIAAC-AGRI, desenvolvido no âmbito da Rede Rural Nacional, Área de Intervenção 4 – Observação da agricultura e dos territórios rurais e financiado pelo PDR2020, tem por objetivo a transferência de Boas Práticas e novos conhecimentos para qualificar as empresas e a intervenção dos agentes de desenvolvimento rural no que respeita à adaptação às alterações climáticas.

Conta com a participação da ANPROMIS – Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo, do COTR – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, da FNOP - Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas, da UNAC – União da Floresta Mediterrânica e do ISA – Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa.

REVISTAS

EvolyaFNA24Olival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial