Informação profissional para a agricultura portuguesa

Ministra da Agricultura inaugura campanha da pêra rocha 2020

Redação Agriterra17/08/2020
A abertura oficial da campanha da pêra rocha 2020 decorre esta manhã, no Cadaval, e conta com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
Imagen

A iniciativa, promovida pela Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha, conta com uma visita ao campo durante a colheita e, posteriormente, a titular do ministério da Agricultura, irá acompanhar o processo pós-colheita na central fruteira.

A Pêra Rocha do Oeste foi reconhecida em 2003 como Denominação de Origem Protegida (DOP), selo da União Europeia que certifica a qualidade e tradição de produtos alimentares e agrícolas.

O selo garante que a produção se faz num território específico e que todo o seu processo se rege por regras e saberes certificados.

A pêra rocha é, não só o símbolo da região Oeste, como tem lugar de destaque na mesa dos portugueses. Em média, cada habitante come 6,3 quilos de pêra por ano: é o quarto fruto mais consumido em Portugal.

O seu sabor também viaja além-fronteiras. A Pêra Rocha é um dos produtos agrícolas nacionais mais exportados e muito apreciado no Brasil, Reino Unido, França, Alemanha ou Marrocos, os cinco principais destinos das exportações.

Cerca de 60% da produção nacional é vendida nos mercados internacionais.

As condições únicas do Oeste

O Oeste tem condições ímpares para esta cultura, determinantes para dar a cor, textura e sabor à Pêra Rocha. O clima, o relevo, a humidade do ar, o tipo de solo ou o vento influenciam o produto final e a proximidade do mar tem um papel preponderante.

As características físicas, químicas e sensoriais da Pêra Rocha do Oeste estão, assim, intimamente relacionadas com a área geográfica de origem, especialmente a diferenciação microclimática específica da região do Oeste e os seus solos, a que se associa o saber fazer dos produtores e os métodos locais de produção.

A área de produção da Pêra Rocha do Oeste DOP é de cerca de 10 mil hectares e a utilização do selo depende do cumprimento das regras descritas caderno de especificações.

Cabe à ANP - Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha, gerir a DOP e garantir que a produção se mantenha nos moldes tradicionais, respeitando os parâmetros definidos. Um Organismo de Controlo verifica e avalia o cumprimento de todas as regras (a Codimaco).

REVISTAS

CNEMA - Agroglobal 2025

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    28/07/2025

  • Newsletter Agriterra

    21/07/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial