Durante o dia 26 de setembro a Hubel Verde esteve presente no workshop realizado pela Atlantis Pitaya, em Sesimbra, onde teve a oportunidade de apresentar as suas soluções especialmente indicadas para o cultivo de pitaia.
“Um dia de partilha de experiências, aprendizagem e passagem de conhecimento de uma cultura emergente no mercado”, salienta a empresa.
A pitaia, também conhecida como 'Fruta Dragão' é o fruto de várias espécies de catos epífitos dos géneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China.
O termo 'pitaia' significa 'fruta escamosa'. É também chamada de "fruta-dragão" em algumas línguas, como o inglês e em línguas asiáticas. Existem três espécies, todas muito comercializadas pelos seus frutos, que lhes dão os nomes: a pitaia-branca (rosa por fora e branca por dentro), a pitaia-amarela (amarela por fora e branca por dentro) e a pitaia-vermelha (avermelhada por dentro e por fora).
A cultura apresenta elevadas produçõesem alguns países e é adequada para terrenos de pequenas dimensões. Em Portugal, o Algarve é uma das regiões preferenciais para o seu cultivo, já que existem condições edafoclimáticas favoráveis ao cultivo de algumas espécies frutícolas exóticas, oriundas de climas tropicais ou subtropicais. Por essa razão, nos últimos anos, alguns produtores têm apostado no seu cultivo.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa