Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

No Fundão vai nascer um laboratório de testagem e demonstração de tecnologia aplicada à agricultura

Redação Agriterra09/10/2020
A Câmara do Fundão vai criar um laboratório 'agrotech' que se deve afirmar como uma plataforma de testagem e demonstração de tecnologia aplicada à agricultura em contexto real e em articulação com agricultores, anunciou o presidente da Câmara, Paulo Fernandes.
Imagen

O autarca do Fundão disse, a propósito deste tema, que "criámos um conceito que passa por um centro de demonstração de tecnologia aplicada à agricultura (agrotech), em que estamos a convidar as 'start-up' do setor a testarem as respetivas tecnologias nos campos agrícolas do concelho e nas mais diferentes fileiras produtivas".

Paulo Fernandes falava na companhia da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no âmbito da assinatura de um protocolo com a empresa Vera Cruz, que instalou uma produção de amêndoas no concelho e que também vai integrar o projeto de criação deste laboratório, disponibilizando os próprios terrenos para a testagem de tecnologia.

Na sessão, o autarca destacou que a condição base do projeto passa pela integração efetiva dos agricultores e produtores.

Segundo explicou, este laboratório não terá um espaço físico distribuído por salas e gabinetes, mas sim os campos e propriedades onde a tecnologia e inovação pode ser testada, tirando-a de espaços reduzidos ou de simples salas fechadas das universidades e centros tecnológicos.

Lembrando que o concelho conta com produção de amêndoa, cereja, pêssego, queijo, além da componente da pastorícia e de várias culturas tradicionais, Paulo Fernandes também apontou a diversidade de possibilidades para as empresas e para os produtores e agricultores.

Enquanto as empresas terão a oportunidade de desenvolver as respetivas tecnologias em contexto real e de as testarem nos campos e nas culturas a que se destinam, os agricultores podem beneficiar das mais-valias que essa tecnologia introduzirá na respetiva produção.

O autarca espera ainda que startups e agricultores possam beneficiar da troca de saber e conhecimento, num diálogo que cruza tecnologia com experiência.

Objetivos do Centro de IoT Agrotech

  • alavancar a integração de soluções de IoT na economia, sobretudo nas atividades de base rural;
  • captar novos empreendedores e investidores;
  • reforçar a ligação às universidades e politécnicos;
  • reforçar as condições para a acolhimento de equipas de desenvolvimento de produtos e soluções com base em processos tecnológicos;
  • consolidar um ecossistema de desenvolvimento e validação de tecnologia IoT;
  • desbloquear constrangimentos de natureza financeira para o desenvolvimento de iniciativas empresariais alicerçadas em novas tecnologias;
  • divulgar as melhores práticas no desenvolvimento e aplicação de IoT em negócios de base rural;
  • criar e dinamizar uma rede de networking alargada.

REVISTAS

CNEMA - Agroglobal 2025

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    30/06/2025

  • Newsletter Agriterra

    23/06/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial