Informação profissional para a agricultura portuguesa

Região do Alto Alentejo é um dos mais importantes centros nacionais de produção de castanha

Marvão: seminário debate produção e comercialização da cultura do castanheiro

Redação Agriterra01/11/2020

Evento decorre a 7 de novembro no salão nobre dos Paços do Concelho da vila do Alto Alentejo. Durante todo o mês, o município promove atividades que celebram a castanha e a sua importância para a economia local. Medidas de segurança estão asseguradas, garante a autarquia.

Imagen

Consciente da importância da realização da Feira da Castanha - Festa do Castanheiro para a economia local, o município de Marvão preparou, para o mês de novembro, um conjunto de iniciativas que pretendem minimizar, tanto quanto possível, o impacto económico negativo provocado pela não realização da 37ª edição do certame.

Assim, devido às restrições causadas pela pandemia de Covid-19, que não permitem a organização da Feira da Castanha nos habituais moldes, vão ser dinamizados, ao longo de todo o mês de novembro, diversos eventos que pretendem manter a essência do certame, o seu sentido cultural, a valorização dos produtos endógenos, dos produtores e gerar alguma dinâmica na economia local.

Este domingo, 1 de novembro, tem início o Mês Gastronómico da Castanha. A iniciativa conta com dezasseis restaurantes aderentes do concelho e pretende promover Marvão enquanto 'destino gastronómico de eleição'.

O principal objetivo desta iniciativa é incentivar a utilização da castanha de Marvão, classificada como produto de Denominação de Origem Protegida (DOP), na gastronomia, motivando a sua inclusão nas ementas e pratos típicos dos restaurantes do concelho.

A 7 de novembro realiza-se, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Marvão, um Seminário subordinado ao tema 'O Castanheiro e a Castanha: produção e comercialização' e, no dia seguinte, a Caminhada - Rota da Castanha. Um percurso pedestre com 10 km de extensão que cumpre todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde, onde os amantes do desporto e da natureza poderão usufruir das melhores paisagens naturais do concelho.

Imagen

Nos dias 14 e 15, o Largo do Terreiro, em Marvão, recebe um Mercadinho de Outono, onde os produtores locais terão a oportunidade de promover e escoar os seus produtos.

Um passeio para observação de cogumelos silvestres por entre Castanheiros (promovido pela Aquila Nidum) e o Peddy Paper 'Caça à Castanha' (promovido pela Marvão Adventure) completam a programação deste fim-de-semana.

No dia seguinte (22 de novembro), a Old School Alentejo Tours promove a 'UMM Tour', uma rota por entre montes e vales para observação de Castanheiros.

A 28 de novembro, na Estufa INIAV, situada nos Alvarrões, são apresentados os novos porta-enxertos de castanheiro com resistência à doença da tinta, produzidos na Unidade Piloto de Produção de Castanheiros de Marvão.

Esta iniciativa do município termina a 29 de novembro, com a realização de uma corrida virtual em redor dos Castanheiros de Marvão.

A castanha de Marvão

A história da Castanha Marvão-Portalegre DOP encontra-se intimamente ligada à área geográfica.

O castanheiro que vegeta no Nordeste Alentejano constitui a única mancha a Sul do País. O castanheiro e a castanha fazem parte dos usos e costumes da gente alentejana e na boca do Frei Amador Arrais, na sua obra diálogos (Arrais, séc. XV ), "... parece estremarsse a natureza na fresquidão do arvoredo."

Os Soutos Alentejanos representavam uma fonte considerável de subsistência para as populações desta área, pobre em recursos económicos.

A produção de castanha serve não só de fonte alimentar humana, quer na sua forma verde como na sua forma seca, como também para alimentação dos animais.

De salientar os tradicionais e regionais pratos de castanha, que ao longo dos tempos, sempre fizeram as delícias da gente alentejana, como por exemplo, sopa de castanha, porco com castanha, peru com castanha e farinha de castanha.

  • Descrição: Designa-se por Castanha Marvão-Portalegre DOP os frutos obtidos a partir do castanheiro (Castanea sativa Mill), das variedades Bárea, Clarinha ou Enxerta, e Bravo. Podem também beneficiar do uso da denominação as castanhas piladas.
  • Método de produção: A produção do fruto, a colheita e a secagem das castanhas são as fases específicas da área geográfica delimitada. A recolha dos frutos é feita do chão e colocados de preferência em cestos de verga. Os frutos são recolhidos por variedade e juntos em lotes.
  • Características particulares: A Castanha Marvão-Portalegre DOP fresca apresenta uma cor que varia desde o castanho-escuro baço na variedade Bárea, castanho mais claro na variedade Clarinha ou Enxerta e castanho avermelhado brilhante na variedade Bravo. Também a aptidão para o descasque é variável, sendo regular na variedade Bárea, boa e muito boa nas variedades Clarinha ou Enxerta e Bravo, respetivamente. Verifica-se que em todas as variedades um kg contém entre 80 a 125 frutos.
  • Área de produção: A área geográfica de produção da Castanha Marvão-Portalegre DOP está circunscrita aos concelhos de Marvão, Castelo de Vide e Portalegre.

REVISTAS

CNEMA - Agroglobal 2025

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    28/07/2025

  • Newsletter Agriterra

    21/07/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial