A Porbatata - Associação da Batata de Portugal cria a marca que vai promover a batata portuguesa no mundo.
A Porbatata - Associação da Batata de Portugal, apresentou esta terça-feira, a Miss Tata, a marca coletiva para a promoção da batata portuguesa no mercado nacional e internacional.
Esta é a primeira vez que a fileira da batata portuguesa se junta para criar uma imagem coletiva para este produto, apostando na diferenciação e na qualidade.
Segundo a Porbatata, a Miss Tata "é versátil, dinâmica, colorida e bem-disposta. É a embaixadora das batatas portuguesas no mundo e pretende espelhar atributos que conduzem a uma alimentação nutritiva e equilibrada".
A apresentação da nova marca foi transmitida em direto no Facebook da Porbatata e contou com a presença e participação de João Torres, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Nuno Russo, Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Berta Redondo Benito, Secretária Geral da Europatat, Rui Paulo Figueiredo, presidente do conselho de administração do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa e Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata. Veja o vídeo do evento:
Durante dois anos, a Porbatata tem em curso um projeto de Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos.
França, Alemanha, Espanha, Holanda, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia e Angola são os mercados considerados estratégicos.
Este projeto é apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e prevê um investimento global de 352.988 euros, financiado em 85% pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Além da criação da marca própria coletiva, estão previstas iniciativas como a presença em eventos internacionais e a realização de ações de promoção. A Porbatata pretende ainda organizar um Concurso Internacional da Batata Portuguesa em França.
Recorde-se que, em 2019, as exportações de batata somaram 28,5 milhões de euros. Os principais destinos foram Espanha, Alemanha, Holanda, Cabo Verde, França, Bélgica e Luxemburgo.
Em Portugal, o consumo per capita de batata é de 93,6 quilos por ano. É produzida em todo o país, com destaque para as zonas Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Beira Litoral, Oeste, Ribatejo, Península de Setúbal e Costa Alentejana.
No total, a área ocupada pelo cultivo deste alimento totaliza 22 mil hectares e a produção média atinge perto de 500 mil toneladas anuais.
Fundada a 28 de setembro de 2016, a Porbatata– Associação da Batata de Portugal é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a batata portuguesa como um alimento saudável e diferenciado, destacando as suas características únicas. Com sede na zona Oeste, na Lourinhã, representa os interesses de toda a fileira em Portugal e é uma voz única e ativa do setor, unindo a batata semente, a produção, a comercialização e a indústria.
Representa mais de metade dos produtores de batata em Portugal e conta com mais de meia centena de associados.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa