Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

BioChestnut-IPM: implementar estratégias de luta eficazes contra doenças do castanheiro e amendoeira

Redação Agriterra18/12/2020
Conheça o Grupo Operacional que visa implementar a luta biológica por Hipovirulência contra o Cancro do Castanheiro com base no bioproduto DICTIS nas regiões da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo.
Foto: IPB
Foto: IPB.

Para concretizar este objetivo consideram-se os seguintes objetivos operacionais:

  • Caracterização da população virulenta de C.parasitica;
  • Conhecer a presençada hipovirulencia natural na população de C.parasitica em Portugal;
  • Monitorizara eficácia dos tratamentos;
  • Desenvolver formulações do bioproduto DICTISpara utilização em situações diferenciadas da doença no castanheiro.Em relação à Doença da Tinta é objetivo instalar “parcelas piloto” com a aplicaçãode meios de luta diretos, com utilização de substâncias ativas de reconhecidaeficácia, nas árvores doentes e suas adjacentes para avaliar a eficácia destaestratégia para evitar a dispersão da doença nos soutos. Para o Cancro da Amendoeira, uma doença emergente, que provoca elevados prejuízos nas novas plantações, pretende-se estudar e caracterizar a população do parasita Diaporthe amygdali, de forma a perspetivar estratégias de luta nos períodos mais adequados e avaliar a presença de hipovirus na população do parasita (hipovirulência) com potencial de utilização em luta biológica.

Consulte a ficha do projeto.

Sumário do plano de ação

O projeto propõe-se implementar o Programa de Luta Biológica contra o Cancro do Castanheiro baseado nos resultados de projetos de investigação e desenvolvimento experimental anteriormente realizados (www.esa.ipb.pt/dictis) baseado na aplicação do produto biológico para o tratamento do Cancro do Castanheiro (DICTIS) segundo as normas definidas pelo protocolo de ação sancionado pela autoridade reguladora nacional (DGAV) que estabelece as ações a desenvolver por cada uma das entidades envolvidas e com aplicação autorizada para a área da DRAPNorte e DRAPAlentejo.

Inclui ainda a instalação de 'projetos piloto' com capacidade de replicação ao nível das explorações individuais para o combate à Doença da Tinta.

As estratégias de luta para a Doença da Tinta estão direcionadas para intervenções com meios de luta direta nas árvores doentes e/ ou solo através dos meios de luta biológicos, culturais e químicos já disponíveis mas com aplicação coordenada de forma a controlar a dispersão da doença e minorar os efeitos da doença já presente nos soutos. Gestão integrada de doenças da amendoeira.

REVISTAS

CNEMA - Agroglobal 2025

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    30/06/2025

  • Newsletter Agriterra

    23/06/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial