O método de sementeira DeltaRow do semeador monogrão Azurit da LEMKEN voltou a demonstrar em 2020 as suas vantagens relativamente à sementeira convencional de linha única no âmbito de um Trabalho de Final de Curso da Universidade de Ciências Aplicadas de Osnabrück, na Alemanha.
Os efeitos foram acreditados nos distintos testes levadas a cabo, mas foram mais notórios com a densidade de oito sementes por metro quadrado.
Neste caso, o rendimento de milho situou-se em cerca de 4,5%, a energia líquida de lactância (ELL) em 8,2%, a energia metabolizável (EM) em 7,9% e a produção de gás em 5,4% acima dos valores comparáveis da sementeira de linha única sem DeltaRow.
O fundamento das vantagens em rendimento e qualidade do DeltaRow é que, com este método e graças ao deslocamento das linhas, as plantas contam com mais 70% de superfície que na sementeira convencional de linha única.
Assim, as plantas contam com mais espaço para desenvolverem as suas raízes e, portanto, obter água e nutrientes. Isto tem um efeito positivo no desenvolvimento das plantas.
O ensaio foi levado a cabo na primavera de 2020 em Borken, na Renânia do Norte-Westfalia.
No estudo, realizado numa parcela de grandes dimensões foi analisada a influência dos fatores densidade de sementeira (sete, oito e nove sementes por metro quadrado) e método de sementeira no rendimento e qualidade das culturas.
A preparação do terreno, a variedade, o momento da sementeira e da colheita foram idênticos.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa