Helmut Claas morreu esta quarta-feira, 5 de janeiro de 2021, com 94 anos. Foi um dos gestores mais reconhecidos no setor da mecanização agrícola, representando a segunda geração da família à frente do Grupo Claas.
Helmut Claas faleceu a 5 de janeiro de 2021, avançou a empresa.
Helmut Claas, um dos mais prestigiados e reconhecidos gestores do setor agrícola à escala global, faleceu a 5 de janeiro de 2021. Tinha 94 anos.
A sua morte teve um grande impacto, não só na sua família e nos mais de 11.000 empregados do Grupo Claas em todo o mundo, mas também na indústria, que perdeu um dos seus principais líderes dos últimos anos.
Nascido em Harsewinkel (Alemanha) em 1926, os seus pais, August e Paula Claas, dirigiam uma pequena empresa de maquinaria agrícola com cerca de 100 pessoas. Após completar a vida académica, prolongou a sua aprendizagem como operador de máquinas e juntou-se a empresas metalúrgicas e de fundição.
Em Paris, França, reforçou o seu conhecimento específico na agricultura e assumiu o planeamento e estabelecimento de um distribuidor Claas em França, que é agora a Claas France SAS. Em 1958 juntou-se à empresa familiar dos seus pais em Harsewinkel e concentrou-se na engenharia.
Quatro anos mais tarde, tornou-se diretor-geral e em 1978 aceitou a posição de sócio no processo de reconstrução. Em 1996, como parte da reestruturação da sociedade anónima, torna-se presidente do Conselho Fiscal e do Comité de Acionistas, onde esteve 25 anos. Durante este período, a multinacional intensificou a sua presença internacional fora da Europa e abriu novas unidades de produção e venda na Índia, Estados Unidos, Rússia, China, América do Sul, entre outros países.
Durante o tempo em que se dedicou à engenharia, Helmut Claas concentrou-se no desenvolvimento de produtos pioneiros, tais como as ceifeiras-debulhadoras Dominator e Lexion, a ensiladora de forragens Jaguar e o trator Xerion. Em 2003 encerrou uma das suas principais operações, assumindo todo o negócio de tratores Renault Agriculture em França e apostando em fábricas de produção na Rússia, Estados Unidos e China.
A sua carreira foi reconhecida por universidades de renome internacional na Hungria, Reino Unido, Bulgária e Alemanha com o Doutoramento Honoris Causa. Em 2000, a Universidade de Stuttgart-Hohenheim concedeu-lhe o título honorário de Doutor em Ciências Agrícolas e quatro anos mais tarde, atribui-lhe o título de Senador Honorário.
Em junho de 2009, a Universidade Goryachkin, em Moscovo, Rússia, atribuiu-lhe uma cátedra honorária. No mesmo ano, Claas foi nomeado Cavaleiro da Legião de Honra Francesa peloreconhecimento dos seus esforços como pioneiro da cooperação franco-alemã. Em novembro de 2013, foi finalmente empossado no Hall da Fama dos Fabricantes Americanos de Equipamento (AEM).
A par do seu lado de engenheiro e empresário, Helmut Claas nunca perdeu de vista a paixão agrícola. Dirigiu uma quinta em East Anglia, onde passou muito tempo com a sua esposa, Erika, e manteve contacto com os agricultores da região, acompanhado os seus problemas diários.
A Revista Agriterra - INDUGLOBAL, editora portuguesa do Grupo Interempresas - endereça à família e ao grupo Claas sentidas condolências.
Transição garantida
A continuidade do legado de Helmut Claas está assegurada, pois no ano passado Cathrina Claas-Mühlhäuser foi eleita a nova Presidente do Comité de Acionistas e assumiu o papel até então ocupado pelo seu pai, que se tornou Presidente Honorário da empresa. Foi o ponto que marcou a viragem na transição para a terceira geração da família.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa