Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Monchique: Renature aposta em espécies mais resilientes ao fogo

Redação Agriterra12/01/2021

O projeto Renature Monchique, coordenado pelo GEOTA, está a replantar as áreas ardidas no verão de 2018 em parceria com proprietários e entidades locais, implementando um regime de mosaico que procura criar maior resiliência ao fogo.

O projeto aposta em medronheiros e sobreiros, mas também amieiros, freixos, castanheiros e carvalhos de Monchique...

O projeto aposta em medronheiros e sobreiros, mas também amieiros, freixos, castanheiros e carvalhos de Monchique. Foto: Ylvers, Pixabay

O projeto, da responsabilidade do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), uma organização não-governamental na área do ambiente, foi lançado menos de um ano depois do grande incêndio de agosto de 2018, em maio de 2019 e vai agora no segundo ciclo de reflorestação.

Num investimento anual de 250 mil euros, o objetivo é plantar 75 mil árvores a cada ciclo, numa área de intervenção de 250 hectares, tendo já sido colocadas 95 mil árvores, na sua maioria medronheiros e sobreiros, mas também amieiros, freixos, castanheiros e carvalhos de Monchique, disse à Lusa o responsável pelo projeto.

De maio a setembro é promovida uma campanha de comunicação para “angariar proprietários que queiram ver os seus terrenos replantados”, à qual se segue a visita ao terreno para “ver as suas potencialidades”, revela Miguel Jerónimo.

Segundo o coordenador do projeto, o objetivo final é “criar uma paisagem mais resiliente ao fogo”, usando o sistema de mosaico, que aposta numa mistura de espécies “sem uma monocultura predominante” numa vasta área.

Este é um modelo que se apoia na normal sucessão da paisagem – utilizando espécies autóctones de forma alternada, que se associam e interligam -, baseado no “conhecimento que se foi desenvolvendo e que existe hoje em dia”, explica.

O incêndio de 2018 consumiu mais de 27 mil hectares de floresta e foi considerado o maior do ano na Europa, assim procura-se diminuir a “rapidez da progressão do fogo”, com uma intervenção que o coordenador classifica como uma “conversa tranquila com a natureza”.

A diversidade vegetal é garantida com a plantação de amieiros e freixos nas “zonas de linhas de água”, do castanheiro, junto à Fóia, ou do carvalho de Monchique, “uma espécie emblemática que em Portugal apenas ocorre nesta zona da serra algarvia”, nota o arquiteto paisagista.

“As condições biogeográficas de exceção que existem em Monchique funcionam como um pulmão verde do Algarve, que torna esta área um refúgio climático, não só para a flora e para a fauna, mas também para as atividades humanas que resultam desta paisagem”, destaca.

É necessário “trabalhar em conjunto”

No combate aos incêndios, Miguel Jerónimo destaca que para que exista verdadeiramente um impacto” é necessário “trabalhar em conjunto”, não estar “cada um a falar sozinho” e “gerar uma economia rural”.

“Antigamente toda a paisagem era gerida e tinha utilidade. Não é voltar aos anos 40 e 50, mas sim investir em agentes no uso de solo, como a produção de medronho e cortiça, que têm o potencial de acrescentar bastante à economia e de criar postos de trabalho. Depois é uma bola de neve”, sublinha.

O coordenador do projeto defende que a monocultura do eucalipto “também tem de ter o seu espaço”, mas a área tem de ser “o mais bem ordenada possível” e a sua seleção bem feita “para que gere o menor impacto no mosaico da paisagem”.

Dessa forma, considera ser “compatível” a produção de medronheiro e sobreiro com o turismo de natureza, o turismo rural e a produção de papel, ligada à cultura do eucalipto.

O projeto Renature Monchique é coordenado pelo GEOTA e executado em parceria com a Câmara de Monchique, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, a Região de Turismo do Algarve e a entidade financiadora, a empresa de aviação Ryanair.

REVISTAS

Fna25

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    28/04/2025

  • Newsletter Agriterra

    14/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial