Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

OGM: ‘Sanduiche’ de genes aumenta a resistência do trigo à ferrugem

25/01/2021

Investigadores da Agência Científica Nacional da Austrália (CSIRO) lideraram um estudo internacional para, através de um conjunto cinco genes de resistência, desenvolver trigo com um nível de resistência mais forte e potencialmente mais durável contra um problema global: a ferrugem.

À esquerda: trigo sem proteção; à direita: trigo protegido contra a ferrugem. Foto: Universidade de Minnesota, EUA

À esquerda: trigo sem proteção; à direita: trigo protegido contra a ferrugem. Foto: Universidade de Minnesota, EUA

Segundo o Investigador Principal da Agência Científica Nacional da Austrália (CSIRO), Mick Ayliffe, “esta nova abordagem de construção de múltiplas camadas de proteção foi como colocar cinco fechaduras em apenas uma porta, tornando muito mais difícil a entrada de agentes patogénicos da ferrugem no trigo”.

O alvo do estudo foi a ferrugem do caule, mas a tecnologia de resistência usada por Ayliffe e sua equipa pode também ser aplicada para proteger a planta da ferrugem da folha.

“Um dos genes que selecionámos protege contra doenças da ferrugem do caule, folha e listras, pelo que é possível incluir genes que também funcionam contra outros tipos de ferrugem”, afirmou.

Esta nova tecnologia pode também ser um recurso valioso para o controlo integrado de pragas, reduzindo a necessidade de fungicidas e aumentando a durabilidade das ferramentas de maneio.

Fonte: https://cibpt.wordpress.com/

REVISTAS

Olival 2024FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial