Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

UTAD organiza Conferências sobre Gestão do Solo e da Água

Redação Agriterra15/03/2021

Integrado no Ciclo de Conferências – Desafios e Oportunidades no Setor Agrário, a UTAD está a organizar este mês de março um conjunto de quatro sessões online dedicadas à Gestão do Solo e da Água. Esta quarta-feira, dia 17 de março, terá lugar a II Sessão – O Papel do Solo na Sustentabilidade Ambiental, como moderação da jornalista Emília Freire, da Agriterra.

Imagen

A Sessão, que se realiza através da plataforma Zoom, terá quatro webinares de Mário de Carvalho e Gottlieb Bash, ambos da Universidade de Évora, de Ronald Vargas, da FAO e de João Paulo Marques, do GPP.

Pode consultar aqui o programa completo e aceder a todas as sessões. E pode Inscrever-se neste link.

Sobre a realização destas conferências, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) salienta que a uma escala temporal realista, o Solo tem de ser considerado como um recurso não renovável, razão pela qual o uso do solo tem de compatibilizar técnicas de gestão que sejam compatíveis com a sua maior sustentabilidade a longo prazo. Nestas técnicas incluem-se, entre outra, opções que conduzam à diminuição dos riscos de erosão, salinidade e perda de biodiversidade, de modo a assegurar o aumento das necessidades da produção de alimentos face quer ao ainda previsível crescimento da população, quer à necessidade de erradicação das condições de subnutrição de parte significativa da atual população mundial.

Num contexto mais geral, acresce o papel que o Solo terá de desempenhar em termos de sequestro de carbono, de modo a contribuir para a mitigação das alterações do clima por via da diminuição do teor atmosférico de CO2 e/ou compensação das emissões deste gás. À exceção dos Oceanos, o Solo constitui o maior reservatório de carbono, cerca de 6x e 3x mais da quantidade de carbono presente na atmosfera ou constituinte do biota, respetivamente.

Esta função reguladora que o Solo pode desempenhar tem sido alvo, na última década, do interesse de diversas Instituições e Agências Internacionais, estando vertida nas conclusões e recomendações da COP21 e consequente Movimento 4 por mil, princípios que são retomados no Programa Green Deal da União Europeia. Porém, este sequestro de carbono na forma de matéria orgânica apresenta outras vantagens, já que o aumento do teor de compostos orgânicos estáveis no solo vai, em simultâneo, conduzir ao aumento da Qualidade e Saúde dos Solos e, portanto, ao aumento da sua resiliência (e das culturas) face às diversas ameaças ambientais.

Também a água é um bem essencial à vida, ao desenvolvimento das sociedades e à sustentabilidade dos ecossistemas. É indispensável para a produção de alimento para uma população mundial crescente. Ao nível global, a agricultura consome cerca de 70% dos recursos hídricos disponíveis, mas na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá é a indústria o maior consumidor, correspondendo à água envolvida na produção de bens de consumo.

Mais de 10% da população do mundo, cerca de 800 milhões de pessoas, não tem acesso a água potável e as doenças relacionadas com a má qualidade da água, matam por ano mais 1,5 milhões de pessoas, sobretudo crianças. Por ano morrem no mundo cerca de 9 milhões de pessoas com fome. A organização das nações unidas enumerou a água e a alimentação entre os 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável. A atual situação de escassez, que se agravará no futuro como preveem todas as projeções, justifica a importância da boa gestão dos recursos hídricos.

REVISTAS

Olival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    08/05/2024

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial