Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Veracruz apoia estudo científico que analisa melhores práticas de produção no amendoal

Redação Agriterra16/03/2021

Parceria com Instituto Superior de Agronomia e Agromillora irá permitir comparar a eficiência de dois sistemas de produção e reduzir consumos de água e de energia.

Imagen

O grupo Veracruz, produtor de amêndoas da Beira Baixa, reforçou a sua aposta em smart farming e associou-se ao Instituto Superior de Agronomia e à empresa Agromillora para promover um estudo científico com vista à melhoria dos sistemas de produção de amêndoa.

Com um vasto investimento na região da Beira Baixa (Idanha-a-Nova e Fundão), o grupo luso-brasileiro tem em curso uma parceria com as duas organizações que vai permitir realizar trabalhos de investigação no campo, na forma de duas dissertações de Mestrado em Engenharia Agronómica, para comparar o efeito da redução de rega de dois sistemas de produção.

A iniciativa tem como objetivo analisar o impacto da rega deficitária em diferentes épocas do ano e compreender os seus reais efeitos no crescimento vegetativo, na produtividade e na qualidade dos frutos em cada um dos sistemas de plantação analisados.

As tarefas em campo visarão a caracterização do crescimento vegetativo, do vingamento das flores e a evolução dos frutos ao longo de 2021, em função da redução de água na rega. Esperam-se as primeiras conclusões no final do ano.

“Com os resultados obtidos, o grupo Veracruz tenciona tornar o seu aproveitamento de recursos mais sustentável e manter-se na vanguarda da inovação no setor. O Instituto Superior de Agronomia e a Agromillora são os parceiros mais qualificados para contribuir para este processo”, diz David Carvalho sócio e co-fundador da Veracruz.

Imagen

“O grupo Agromillora têm na sua génese a procura constante de informação em relação a novos modelos agronómicos. Sendo a empresa líder mundial do seu sector, tem investido sempre muito em investigação procurando otimizar o uso de recursos nos modelos produtivos que propõe. O Grupo Veracruz assim como o Instituto Superior de Agronomia são, sem dúvida, os parceiros ideais para este protocolo, que pensamos poder ter uma longa duração”, salienta Pedro Foles, da Agromillora Portugal.

A Veracruz

O grupo luso-brasileiro Veracruz tem como missão produzir as melhores amêndoas de variedades mediterrânicas e fazer do interior de Portugal um local de referência na produção deste fruto de elevado valor nutricional.

Com uma equipa jovem e multidisciplinar, tem em curso um investimento de 50 milhões de euros, o maior alguma vez feito no distrito de Castelo Branco, assente em smart Farming e tecnologia de ponta.

A primeira fase deste projeto foi reconhecida Projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN) e implica um investimento de 26,3 milhões de euros. A empresa tem como objetivo exportar mais de 70% da produção de amêndoa.

Saiba mais aqui.

REVISTAS

EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial