Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa
O combate às alterações climáticas, que afeta muitos setores, é uma das prioridades das lideranças mundiais

Dia Mundial da Terra: poupar recursos porque não há Planeta B

Ana Clara22/04/2021

Dia do Planeta Terra ou Dia Mundial da Terra. A data é assinalada esta quinta-feira, 22 de abril.

Imagen

A data foi oficialmente estabelecida a 22 de abril de 2009 pela resolução 63/278 da Assembleia Geral das Nações Unidas. Mas o alerta para a necessidade de poupar a "nossa casa" começou muito antes, há precisamente 51 anos, e as suas bases foram lançadas pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, a 22 de abril de 1970. Nesta altura, começava a chamada de atenção para os problemas da contaminação, da conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger o planeta.

Em 2021, o tema central destas celebrações é a chamada ‘Recuperação do planeta Terra’ e, a nível mundial, irá realizar-se uma cimeira de líderes que começa esta quinta-feira e é promovida pelo presidente americano, Joe Biden.

"É um sinal inequívoco da determinação da União Europeia (UE) no combate às alterações climáticas e um bom presságio para a Cimeira do Clima" de hoje, considerou o primeiro-ministro português, António Costa, numa publicação no Twitter.

A Cimeira de Líderes sobre o Clima, promovida por Joe Biden entre hoje e amanhã, irá contar ainda com as participações, entre outras, de Charles Michel, presidente do Conselho Europeu; de Narendra Modi, o primeiro-ministro da Índia, outro dos países mais poluentes do mundo; Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, que tem sido criticado pela gestão da floresta da Amazónia; Emmanuel Macron, presidente de França; Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, pela primeira vez como país independente da União Europeia; o secretário-geral da ONU, o português António Guterres; e o Papa Francisco, o líder da Igreja Católica.

Recorde-se que a redução significativa das emissões de gases poluentes é um dos objetivos previstos no Acordo de Paris, mas para o qual é necessário, claro, uma sintonia entre os diversos países poluentes para, de facto, se conseguir um impacto no futuro sustentável do planeta.

Para isso, todas as indústrias são chamadas a contribuir, desde a agricultura, às pescas, à construção, passando pelos transportes e turismo. A preservação dos recursos naturais, a gestão que fazemos deles e o desenvolvimento de tecnologias que ajudem a minimizar o impacto e a pressão sobre o planeta são algumas das metas mais importantes em cima da mesa.

REVISTAS

Olival 2024EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial