Guilherme Vidigal | Gabinete de projetos, Magos Irrigation Systems
28/05/2021O método de irrigação para tomate de indústria em Portugal está bem definido e resulta da evolução da técnica, focada na produtividade e eficiência de recursos. A técnica e o método estão, em grande medida, uniformizados, por isso, a margem entre o sucesso e insucesso encontra-se nos detalhes.
O correto dimensionamento do sistema e a seleção criteriosa de equipamentos de qualidade com provas dadas no mercado são essenciais para a construção de um sistema de rega eficiente e robusto.
O paradigma atual passa por regar com recurso a fita de rega. Normalmente, o débito do emissor é entre os 0,75 l/h e 1 l/h e o espaçamento entre emissores é 20cm ou 30cm.
O sucesso da rega e consequentemente da cultura depende fundamentalmente de dois fatores importantes: a dotação e a uniformidade. Qualquer um destes fatores depende do correto dimensionamento e seleção de equipamento de rega.
Em primeiro lugar, é absolutamente vital que o sistema consiga dotar à cultura no mínimo 8mm/dia. É necessário, portanto, dimensionar o sistema de rega aos caudais necessários, com uma janela de rega diária adequada.
Em segundo lugar, é necessário que a dotação seja distribuída de maneira uniforme sobre a cultura. Qualquer falta de uniformidade irá manifestar-se visivelmente na cultura e na produtividade.
O dimensionamento do sistema de filtração assume especial importância, uma vez que dele depende a qualidade da água que parte para as fitas de rega.
O sistema de filtração deverá defender o sistema de partículas que possam comprometer a integridade funcional dos emissores e causar entupimentos, que por sua vez fazem diminuir a uniformidade rega.
A escolha do sistema de filtração, quer seja composto por filtros de areia, filtros de malha\anéis, hidroclones ou combinações destes elementos, deverá ter como base a qualidade da água de origem e o propósito de a adequar ao sistema de rega.
O dimensionamento do sistema de filtração assume especial importância, uma vez que dele depende a qualidade da água que parte para as fitas de rega.
Reforço a importância do sistema de filtração, uma vez que estando colocado à cabeça do sistema de rega qualquer problema no equipamento\dimensionamento terá consequências na cultura.
Outro dos pontos importantes no sistema de rega é o correto dimensionamento do comprimento das fitas de rega. O comprimento máximo das fitas de rega é limitado pela uniformidade. O comprimento máximo recomendado admitindo boas uniformidades (não inferiores a 90%) depende do débito dos emissores, do seu espaçamento e do diâmetro da fita.
Aspeto fundamental também para a qualidade do sistema de rega é a qualidade dos seus componentes. Deverão ser utilizados materiais de alta qualidade, com provas dadas no mercado, de forma a garantir a robustez e fiabilidade necessária.
A Magos Irrigation Systems alia a competência técnica à qualidade dos seus equipamentos, para garantir ao cliente a solução mais eficiente, robusta e fiável do mercado.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa