Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

ASAE no controlo da praga Trioza Erytreae em citrinos

28/05/2021

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Centro, realizou, uma operação de fiscalização, direcionada à verificação do cumprimento das regras de comercialização de plantas de citrinos, incluindo porta-enxertos ou plantas envasadas.

Imagen

A operação incidiu em viveiros e centros de jardinagem, cujo local de atividade se encontra abrangido pela Zona Demarcada (Zona Infestada + Zona Tampão), face ao alargamento das áreas do país infestadas pela praga Trioza erytreae.

No decorrer desta ação foram apreendidas 436 plantas de citrinos por incumprimento das medidas de proteção fitossanitárias num viveirista/centro jardinagem.

De referir que o inseto Trioza erytreae é vetor da bactéria Candidatus Liberibacter africanus, que causa a doença Huanglongbing (conhecida como Citrus greening), podendo ainda causar estragos diretos graves em citrinos e em outros hospedeiros.

A ASAE garante que continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências de controlo de medidas fitossanitárias, ao nível da comercialização de plantas e com vista à dispersão da praga que causa danos graves em citrinos no território nacional, salientando-se, contudo, que não afeta a saúde humana.

REVISTAS

Fna25

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    23/05/2025

  • Newsletter Agriterra

    19/05/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial