Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

ProPomar com sistema Anti-Chuva Multishield + Wayki® para plantações de cerejas e kiwis

Fotos: ProPomar11/10/2021
Imagen
Solução funciona como um guarda-chuva permitindo gerir a cobertura consoante o risco de chuva
As plantações de cereja e kiwi, nomeadamente as variedades de polpa amarela e vermelha, têm requisitos muito específicos no que concerne ao sistema de tutoramento/proteção. Se por um lado este deve proteger a fruta da chuva por outro deve garantir o processo de amadurecimento da fruta/gestão contra doenças, evitando, ao mesmo tempo, os problemas de mudanças nas condições climáticas criadas por coberturas fixas.
Imagen
A pensar neste cenário a Pro Pomar disponibiliza o sistema Anti-Chuva Multishield + Wayki® que, como refere a empresa, consiste numa estrutura de esteios de cimento pré-esforçado posicionados a uma distância maior uns dos outros na linha, quando comparando com os sistemas convencionais. São colocados topos nesta estrutura totalmente ancorada e arames e cabos de aço são esticados e tensionados para criar uma espécie de “trilho/pista” na qual os filmes de tela anti chuva podem deslizar.

A questão é que estes filmes, cortados ao mesmo tamanho que a distância entre esteios na linha e presos aos “trilhos” de cabos com anéis e placas especiais, são muito fáceis de abrir e fechar.

Imagen

Esta é a diferença. Uma solução que funciona como se de um guarda-chuva se tratasse. Abre-se quando há risco de chuva (protegendo as plantações) e fecha-se quando “as condições climáticas forem favoráveis ao amadurecimento da fruta, dando-lhe mais cor e açúcar”.

Segundo a Pro Pomar o funcionamento do sistema é tão simples que apenas requer duas pessoas para o pôr a abrir e fechar, podendo ser feito a qualquer momento, o que o torna num “sistema versátil, prático e económico”.

Imagen
Além disso o “processo de abertura e fechamento dos filmes pode ser automatizado com a instalação do sistema mecanizado Wayki®, tornando essa operação ainda mais rápida e eficaz, podendo um único trabalhador abrir ou fechar a cobertura de um hectare de terreno em menos de uma hora”.

Detalhes técnicos

O sistema Wayki® é acionado por uma aparafusadora elétrica normal inserida num dispositivo nos esteios de cabeceira, que aciona o mecanismo instalado nas linhas de postes.

Segundo a empresa este sistema tanto se adequa a plantações de pequenos frutos como para grandes pomares de kiwi ou cereja, com uma altura máxima acima do solo de 5 metros. Além disso permite desempenhar várias funções ao mesmo tempo, nomeadamente: anti chuva; anti granito; anti vento; termorregulação e anti inseto.

Imagen
No caso do granito a estrutura pode ser complementada com uma “cobertura que fica posicionada acima do filme anti-chuva para que o pomar fique protegido contra o granizo, e deixando o necessário espaço abaixo livre para o deslizamento dos filmes anti-chuva quando necessário”.
Imagen

Já em relação à proteção contra insetos o sistema pode ser instalado com fecho de perímetro para criar uma estrutura fechada que impeça a entrada de insetos. Fecho que pode ser personalizado, caso seja necessário, por forma a otimizar “o sistema e a instalação na totalidade do terreno (algo que os sistemas c/ medidas standard, como estufas e macro túneis não cumprem)”.

REVISTAS

CNEMA - Agroglobal 2025

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    30/06/2025

  • Newsletter Agriterra

    23/06/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial