A Associação Nacional de Produtores Cereais, Oleaginosas e Proteaginosas (ANPOC) publicou, pelo oitavo ano consecutivo, a Lista de Variedades Recomendadas de Trigo Mole – Campanha de 2021/2022 (LVR).
Como explica a associação, o “documento resulta de um trabalho conjunto e consecutivo da produção agrícola nacional (ANPOC), investigação (INIAV e IPBeja) e indústria (Ceres, Germen e Cerealis) que tem como objetivo classificar anualmente as variedades de trigo mais adequadas aos interesses da indústria e da produção nacional”.
O documento refere que a listagem “conta já com 8 anos de ensaios multilocais com avaliação agronómica e de qualidade tecnológica” e que as “classificações obtidas resultam do histórico da variedade ao longo dos anos em avaliação”.
Na lista consta 12 variedades de trigo mole: acorazado, afición, antequera, galera, rebelde, valbona, bisanzio, bolgna, macareno, nogal, paiva e roxo.
Por outro lado o documento acrescenta que há três outras variedades que ainda estão em avaliação e que, por isso, carecem de confirmação do valor agronómico e qualidade tecnológica. É o caso da variedade reno que ainda está sujeita a dois anos de avaliação e as chiclanero e panigale que requerem um ao de ensaio.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa