Informação profissional para a agricultura portuguesa
Apresenta o primeiro pulverizador suspenso

Horsch renova e amplia o catálogo de sementeira e pulverização

Redação Interempresas/Induglobal18/10/2021

Após ser conhecida a linha empresarial da empresa para os próximos anos, é o momento de avançar com as novidades que a Horsch apresentará ao público na Agritechnica 2022, com as quais amplia o respetivo catálogo de equipamentos para sementeira e tratamento.

Semeador Avatar 12.25 SD

Semeador para sementeira direta que inclui novas opções de equipamento, entre as quais se destaca um conceito de controlo intuitivo, baseado na ligação ISOBUS, que facilita o trabalho através da monitorização através do ecrã Touch Terminal, que o agricultor ajusta segundo as suas preferências e necessidades. Com o novo hardware e software, a Horsch cria uma plataforma que pode fornecer um número quase ilimitado de componentes durante a medição.

Apesar da sua ampla extensão durante o trabalho, é uma máquina compacta que reduz a largura exterior a 3 metros para facilitar o transporte por estrada. Existem várias versões de pneus, desde 520 até 900 e, inclusivamente, geminados.

A tremonha de sementes, recentemente desenvolvida, tem uma capacidade de 6500 litros e pode ser solicitada como tremonha dupla. A capacidade total é distribuída segundo a relação 60:40. Especialmente para sementes de colza ou outras finas, está disponível como opção um MiniDrill G&F com 400 litros de capacidade.

foto
O Avatar é montado numa viga com disco individual com distâncias entre linhas de 25 ou de 30 cm.

A largura dos pneus permite manter a pressão correta sobre o solo durante a sementeira, inclusivamente em condições húmidas, contando também com rodas de apoio duplas nas laterais. Conta com 1 fileira de relhas SingleDisc e um espaço entre fileiras de 25 cm. O Avatar 12.25 SD é ideal para o controlo mecânico dos restos da colheita, mas também para os métodos de sementeira mais variados.

Entre os elementos opcionais encontra-se o sistema de faróis LED WorkLight Pro, o patim HM e o patim HM Plus recentemente desenvolvido para assegurar estabilidade e longevidade dos elementos de sementeira.

O Avatar 12-25 SD é o modelo dentro da gama de produtos que os clientes da marca mais estão a procurar em Espanha. O seu importador, a PITA, acredita que as últimas melhorias relativas à maior capacidade da tremonha, ao novo design e à integração com o sistema Horsch Connect, serão muito bem recebidas, visto que permitem ter maior capacidade e mais informações do trabalho que é realizado no campo.

Semeador Pronto 3-6 DC

Este semeador de discos já é conhecido no mercado espanhol, onde assume uma presença significativa, graças à sua capacidade para trabalhar, fixar, semear e compactar numa única passagem.

Entre as melhorias introduzidas na atualização para a próxima campanha encontra-se o compactador de rodas de 18 polegadas e a obtenção de uma homologação de 40 km/h para o transporte nos países em que a legislação o permita. O compactador de rodas proporciona uma consolidação profunda e umas condições de sementeira uniformes previamente à passagem de cada relha de sementeira. Muitas rodas finas de grande diâmetro montadas sobre um eixo rígido, garantem um elevado grau de nivelamento.

Com o Pronto 3-6 DC, a Horsch apresenta um conceito de controlo novo e inovador. A interface de utilizador, adaptável às necessidades do utilizador e otimizada para terminais táteis, corresponde à norma ISOBUS atual. As novas funções facilitam consideravelmente a manipulação, o ajuste e a supervisão da máquina.

foto
Os amortecedores da borracha/relha podem exercer uma pressão da relha até 120 kg.

As relhas TurboDisc, graças à sua capacidade de adaptação (até 15 cm) podem ser adaptadas à superfície do solo. Deste modo, todos os grãos da sementeira são colocados uniformemente à profundidade ajustada com precisão. Um rolo de pressão no final do corpo da relha conduz a mesma à profundidade exata, conseguindo-se assim um fecho ideal do solo sobre o grão semeado.

O fabricante alemão integrou o ventilador diretamente na tremonha e, assim, reduziu a entrada de pó no sistema de dosagem e distribuição. A tremonha única está disponível com uma capacidade de 4000 litros para o modelo Pronto 6 DC. Também foi revisto o sistema PPF de tremonha dupla. Também foi melhorado o processo de calibração e está disponível uma válvula de fecho para os sistemas de tremonha pressurizada com efeito imediato para que a mudança do rotor seja mais cómoda, inclusivamente com a máquina cheia.

Como opção, o Pronto 3-6 DC está disponível com a torre distribuidora RowControl. Permite o controlo individual da fileira e evitam-se sobreposições e espaços livres por semear. Além disso, podem-se guardar sementes e fertilizantes. Inclui também o sistema de faróis LED WorkLight Pro. Existe a opção de uma terceira tremonha (MiniDril, com duas versões) para melhorar a eficiência ao semear colza enquanto se aplica fertilizante ao mesmo tempo.

Semeador de precisão Maestro

Outro produto conhecido no mercado nacional (Espanha) e que chega agora com novas versões de 6, 9 e 11 filas, pelo que passa a ser uma alternativa válida para aqueles agricultores que procuram trabalhar com um trator standard.

A sua grande peculiaridade é o sistema único de dosagem baseado num disco dosificador. Não tem orifícios, mas sim ranhuras abertas para o exterior. Segundo a marca, em combinação com o novo riscador conseguem-se muito bons resultados a 12 km/h de velocidade de trabalho, com 90 000 grãos de milho por hectare. Graça à forma exata de colocar os grãos, esta máquina pode ser utilizada na sementeira de cultivos como milho, soja, girassol e beterraba.

foto
A ampliação de modelos na gama Maestro abre um leque de possibilidades da mesma.

Decisivo para estes resultados é o fluxo do grão a partir de um movimento circular para um linear na área de colocação. Desta forma não existem forças centrífugas incómodas no tubo de descida. Esta precisão é independente das rotações (frequências) do disco dosificador e o controlo é efetuado através de sensores. Como os grãos não são colocados no solo através de um sistema pneumático, pode-se trabalhar sem roda de controlo de profundidade de sementeira no corpo de sementeira até em condições de muita humidade.

O condutor pode ver exatamente os erros, assim como o coeficiente de variação para cada linha com o software no terminal ISOBUS, pelo que pode reagir em qualquer momento às condições variadas e à qualidade do grão ou ao estado da cama de sementeira, para aproveitar a máquina de forma ideal. Além disso, pode-se adaptar a velocidade de trabalho às necessidades individuais e à exatidão da colocação do grão.

Pulverizador suspenso Leeb CS

Este modelo representa a chegada da Horsch ao segmento dos pulverizadores suspensos. O Leeb CS (CompactSprayer) beneficia da tecnologia testada nos modelos arrastados e autopropulsionados, acoplado ao engate de três pontos do trator a fim de formar uma unidade compacta e manejável face a espaços reduzidos.
foto
As funções do Leeb CS são controladas através da interface de utilizador já utilizada noutros pulverizadores Horsch.
Inclui o sistema de controlo ativo da lança BoomControl para manter uma altura de trabalho exata, o sistema de limpeza interior contínua CCS Pro com manuseamento eletrónico no lado de pressão e de aspiração para uma regulação completa desde a cabina e acionamento completamente hidráulico das bombas. A capacidade máxima do depósito é de 2200 litros e o centro de gravidade foi otimizado.
foto
Enrique Domínguez, responsável de Vendas da PITA.

“Valorizamos positivamente as novidades”

O importador da Horsch para o mercado espanhol é a empresa PITA, de Valladolid, cujas vendas da marca alemã revelam uma evolução positiva desde o início.

“Isso deve-se principalmente ao caráter inovador da empresa e à procura de soluções que o cliente vai necessitar no futuro, mantendo sempre a máxima qualidade possível nos seus produtos”, explica o responsável de Vendas, Enrique Domínguez.

“Valorizamos positivamente os novos modelos tanto de semeadores como de equipamentos de proteção das plantas de dimensões mais reduzidas, com a finalidade de poder cobrir a procura de agricultores que não têm uma grande quantidade de superfície, mas que pretendem uma máquina com a máxima qualidade e tecnologia do mercado”.

foto
Espetacular robô de sementeira, indisponível para venda, mas que demonstra a capacidade de evolução do fabricante alemão.

Protótipo de semeador autónomo

O programa que a Horsch organizou para a imprensa internacional incluiu uma visita à sede da empresa, em Schwandorf (Alemanha), onde conta com uma das suas fábricas, que está a ser ampliada para reforçar a capacidade de produção.

Além disso, aproveitou para apresentar o protótipo de um semeador autónomo, cuja comercialização está prevista para os próximos anos, e aguarda também a forma como irá evoluir a legislação nesta matéria. Segundo o diretor-geral, Michael Horsch, este tipo de soluções irá favorecer “uma redução dos preços da mecanização”.

Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.STETAgrogarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial