Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

2022: cinco tendências da tecnologia da agricultura de precisão

27/12/2021
Sensores, drones, Internet das Coisas... descubra quais as tecnologias que serão mais utilizadas com o objetivo de facilitar a vida dos agricultores e permitirem uma maior otimização dos solos e culturas.
Imagen

Falar de agricultura de precisão é falar de uma atividade que usufrui da digitalização dos processos e procura a otimização da gestão das culturas a nível das parcelas. Basicamente aumentar a produtividade, reduzir custos, reduzir a pegada ambiental.... um objetivo mais específico. E, para isso, recorre a tecnologia.

A Analytics Insight reuniu as cinco tendências, em termos de tecnologia da agricultura de precisão, que vão dominar no próximo ano.

1 - Agricultura digital, tecnologia inteligente

O recurso a dispositivos inteligentes, através de tecnologia como a Internet das Coisas (IoT), nomeadamente com a utilização de pulverizadores inteligentes, que permitem uma rega adequada a cada cultura, tendo em conta o seu estado e localização. Por outro lado, sabendo do estado de cada cultura o agricultor pode atuar com precisão, também, ao nível da utilização de suplementos e/ou pesticidas.

2 - Recolha e integração de dados

O próximo passo na evolução da agricultura de precisão passa pela recolha e integração de dados obtidos por drones, satélites e sensores no chão. A análise destes dados dará informação preciosa para a gestão dos solos e das respetivas culturas.

3 - Previsão do tempo

Ter informação mais precisa sobre o tempo vai permitir que os agricultores não só a plantar como a fazer a colheita no melhor momento.

4 - Gestão do solo

Cada vez se verá mais a utilização de maquinaria que permitirá substituir, em grande medida, o trabalho manual nos campos. Ao ser humano caberá a tarefa de analisar os dados e gerir as máquinas por forma a ter uma maior eficiência do solo e culturas.

5 - Sensores e robots

A utilização de sensores e de robots, tanto no solo como no ar, vai permitir recolher dados e obter uma visão mais precisa dos campos e culturas. Informação que é depois analisada e permite que o agricultor tome melhores decisões e consiga aumentar a eficiência dos solos e culturas e, simultaneamente, poupar dinheiro.

REVISTAS

Fna25

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    12/05/2025

  • Newsletter Agriterra

    05/05/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial