Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Projeto MASLOWATEN é financiado pelo programa Horizonte 2020

Maslowaten: energia solar como solução de poupança na agricultura

Redação Induglobal04/01/2022

O MASLOWATEN teve início em setembro de 2015 e é financiado pelo programa Horizonte 2020 para a investigação e inovação.

Foto: Projeto MASLOWATEN
Foto: Projeto MASLOWATEN.

Com os visíveis efeitos das alterações climáticas em Portugal, os produtores agrícolas têm percecionado um aumento nas despesas relacionadas com o consumo de energia e água.

O consórcio do projeto MASLOWATEN é liderado pela Universidade Politécnica de Madrid e composto por 13 membros de abarcam todos os âmbitos: cooperativas de utilizadores, investigadores e Universidades, empresas, etc. Os sócios procedem de cinco países Europeus: Espanha, Itália, Holanda, Áustria e Portugal.

Assim, o projeto tem como objetivo utilizar a tecnologia solar ao serviço da Agricultura, nomeadamente poupando o recurso água, considerado um dos mais preciosos.

Além disso, o MASLOWATEN visa a introdução no mercado de uma nova solução ecológica que atualmente se encontra em fase de desenvolvimento para chegar a TRL9 (sistema comprovado em ambiente operacional).

A solução consiste no uso de sistemas de bombagem fotovoltaica para irrigação agrícola que pretendem não consumir eletricidade convencional e poupem cerca de 30 % de água.

Uma das várias visitas já promovidas pelo projeto. Foto: Projeto MASLOWATEN

Uma das várias visitas já promovidas pelo projeto. Foto: Projeto MASLOWATEN.

Este sistema de bombagem fotovoltaica permite, através de programação associada a um algoritmo, minimizar o impacto das interrupções associadas à produção de energia fotovoltaica. Assim, é garantida a segurança do abastecimento e a fiabilidade dos equipamentos a curto e longo prazo.

O sistema poderá ser isolado ou integrado com apoio da rede ou gerador de rega já existente, sendo adaptada à sazonalidade e às necessidades de cada exploração.

O MASLOWATEN é financiado pelo programa Horizonte 2020 para investigação e inovação (contracto No640771). Está divido em duas partes e estende-se por 36 meses meses, tendo começado a 1 de setembro de 2015.

Veja o vídeo do exemplo do projeto aplicado em Portugal, em Alter do Chão:

Especificações Técnicas para sistemas fotovoltaicos foram desenvolvidos pelo projeto e estão disponíveis para uso livre e download. Download das especificações.

REVISTAS

EvolyaOlival 2024FNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial