Grupo Michelin apresenta resultados financeiros
Redação Agriterra15/02/2022 O Grupo Michelin apresentou um resultado operacional de setores de 2.966 milhões de euros e uma margem em linha com 2019 de 12,5%, demonstrando mais uma vez a força e a resiliência do seu modelo de negócio.
Em comunicado, o Grupo destaca:
- O volume de vendas em pneus aumentou 11,8% e em produtos distintos de pneus 7,7%.
- Mix nos equipamentos/substituição em automóveis de passageiros com ganhos de quota de mercado em 18" e superiores, confirmando a liderança do Grupo na inovação tecnológica.
- Gestão dinâmica dos preços em atividades não indexadas graças à força da marca, compensando os fatores de inflação.
- Empresas especializadas mais penalizadas pela escassez de mão-de-obra, tensões relacionadas com a logística e inflação.
O fluxo de cash flow antes das aquisições ascendeu a 1.500 milhões de euros, representando 1.800 milhões de euros de fluxo de cash flow estrutural1 ajustado para aumentos de matérias-primas.
No final de 2021, o desempenho do Grupo estava de acordo com as ambições do plano Michelin in Motion para 2030, baseado nos três pilares Pessoas, Lucro, Planeta:
- Aumento da taxa de mulheres em cargos de direção para 28,9%.
- Continuação da integração de empresas recentemente adquiridas com 41 milhões de euros de sinergias adicionais, elevando o montante das sinergias para 122 milhões de euros por ano.
- Continuação da implementação de planos de simplificação e competitividade.
- Retorno sobre o capital empregue de 10,3%.
- Reforço dos compromissos ambientais com a assinatura da 'Race to zero'.
Segundo o Grupo, o lucro líquido foi de 1,845 milhões de euros, um aumento de 1.220 milhões de euros e um dividendo proposto de 4,50 euros por ação.
Florent Menegaux, Presidente do Grupo, afirmou: “a Michelin alcançou resultados muito bons em 2021 em condições extremamente difíceis, mantendo ao mesmo tempo a prioridade dada à proteção dos seus trabalhadores. Gostaria de agradecer às equipas do nosso Grupo, que assumem os muitos desafios que enfrentamos no dia-a-dia. Fiéis ao nosso desejo de partilhar o valor criado, reconhecemos o seu empenho neste contexto excecional, nomeadamente através de um aumento substancial da compensação variável. Com estes resultados, o nosso Grupo demonstra mais uma vez a sua solidez e resiliência. Aguardamos com confiança a implementação contínua da nossa estratégia Michelin in Motion”.
Perspetivas para 2022
Em 2022, adianta o Grupo, num contexto ainda muito perturbado, os mercados de Turismo s e Camiões deverão apresentar um crescimento entre 0% e +4% por ano, os mercados de Camiões deverão crescer entre 1% e 5% e as Atividades Especiais um aumento entre 6% e 10%.
Neste cenário de mercado, excluindo o novo efeito sistémico ligado à Covid-192, a Michelin pretende alcançar um lucro operacional anual de mais de 3.200 milhões de euros a taxas de câmbio constantes3 e um cash flow livre estrutural de mais de 1.200 milhões de euros.
1 Cash flow estrutural: fluxo de caixa livre antes das aquisições, ajustado pelo efeito das alterações nos preços das matérias-primas sobre as contas a receber, as contas a pagar e os inventários.
2 Graves perturbações na cadeia de abastecimento ou medidas de restrição da mobilidade que levariam a uma queda significativa nos mercados de pneus.
3 Ver apresentação dos ganhos anuais de 2021 disponível em www.michelin.com.