O Município do Fundão e a Universidade da Beira Interior (UBI) estão a participar no projeto europeu MED-WET que tem por objetivo introduzir sistemas eficazes de irrigação agrícola, nomeadamente para agricultores de pequena dimensão na região do Mediterrâneo.
Este projeto europeu é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (FCT), no âmbito da Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica (PRIMA), da qual Portugal faz parte através da participação da FCT.
O projeto MED-WET tem a duração de três anos e é constituído por um consórcio de oito entidades com origem em cinco países, nomeadamente Alemanha, Egito, Malta, Marrocos e Portugal.
Relativamente ao setor agrícola, o foco estará situado nas tecnologias eficientes e sustentáveis de irrigação com baixo consumo de água, com o desenvolvimento de soluções de baixo custo, com materiais naturais e disponíveis a nível regional.
De realçar que este projeto não se encerra no estudo académico e alarga-se às entidades administrativas do território, assim como à sociedade em geral, na procura de soluções.
O Município do Fundão, em comunicado, refere que "volta a ser parte ativa na procura de soluções e afirmase novamente como um território de experimentação de tecnologias nas mais variadas áreas, desta feita na área da agricultura, procurando soluções inovadoras e sustentáveis de rega, como forma de minimizar a seca e a escassez de água".
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa